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Qui, 17 de Novembro 2011 - 17:21

Doutorado de Eneila Almeida debate vivências teatrais na formação docente

A experiência como professora no ensino médio e a busca pela continuidade do trabalho iniciado no mestrado sobre este ciclo foram decisivos para que a professora Eneila Almeida dos Santos definisse o foco da sua tese de doutorado.

Por: Professora Eneila Almeida

Doutorado de Eneila Almeida debate vivências teatrais na formação docente

A experiência como professora no ensino médio e a busca pela continuidade do trabalho iniciado no mestrado sobre este ciclo foram decisivos para que a professora Eneila Almeida dos Santos definisse o foco da sua tese de doutorado.

“Do Lúdico ao Pedagógico: Vivências Teatrais na Formação Pessoal e Profissional dos Docentes em Serviço” aborda a importância da prática teatral na formação do professor de ensino médio. A tese de doutorado foi apresentada à Faculdade de Educação da PUC, em março de 2008.

Professora de arte da EE Caetano de Campos, na zona central da capital, Eneila descobriu, ao tratar da formação fora do ambiente de trabalho, uma realidade que confirma a descrença dos docentes em relação às propostas oficiais de formação e sua pouca eficácia na prática pedagógica.

A pesquisa foi elaborada a partir de uma estrutura de vivências teatrais que estabeleceram relações entre as necessidades dos professores e a maneira como a arte teatral poderia contribuir nesse processo de formação.

A metodologia empregada partiu de uma observação participante, denominada pesquisa-ação, que buscou trabalhar focos problemáticos da formação contínua dos docentes dentro do ambiente de serviço. Sua base teórica está distribuída entre os dois primeiros capítulos, que versam sobre a formação permanente dos docentes, sustentada principalmente nos pensamentos do educador Nóvoa, e a formação lúdica no contexto da educação, apoiada nos ensinamentos de autores como Spolin e Boal.

As ações teatrais são detalhadas no último capítulo e distribuídas em três fases de execução, perfazendo um total de 37 vivências desenvolvidas por oito professores do ensino médio durante o Horário de Atividade Pedagógica Coletiva (HTPC). Essas intervenções lúdicas na formação contínua em serviço dos docentes serviram de estímulo para que os professores participantes analisassem suas práticas, buscando soluções compatíveis aos seus problemas.

A dissertação da professora Eneila Almeida dos Santos tem 221 páginas, ricamente ilustradas com fotos de oficinas de teatro e obras de artistas como o francês Rembrandt e o brasileiro Almeida Júnior.

A íntegra da dissertação poderá ser acessada na biblioteca on-line da PUC: www.sapientia.pucsp.br. Para entrar em contato com a autora, escreva para eneila@uol.com.br

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