APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

Teses e Dissertação

Voltar

Qua, 26 de Agosto 2015 - 18:21

Doutorado na PUC avalia projetos de recuperação de aprendizagem na rede pública paulista

Por: Ana Maria Lopes - APEOESP - 26/08/2015

O professor e supervisor de ensino, Elio de Assis acaba de defender na PUC de São Paulo tese de doutorado sobre os projetos de recuperação de aprendizagem e questões relativas ao direito à aprendizagem.

Sob o título "Políticas públicas referentes à recuperação de aprendizagem implantadas na rede estadual de ensino de São Paulo: o que pensam professores nos anos finais do ensino fundamental", a tese foi desenvolvida na área de Psicologia da Educação sob a orientação do professor doutor Antonio Carlos Caruso Ronca.

"Na minha trajetória profissional sempre procurei aliar minha prática profissional com a dimensão teórica da educação, naquele movimento que muitos teóricos da ciência da educação chamam de práxis docente", explica o pesquisador que atua há 28 anos no Magistério Público de São Paulo, como professor, coordenador pedagógico, diretor de escola e supervisor de ensino.

"Pude vivenciar o que é a rede estadual de ensino de São Paulo e as políticas públicas implementadas pela SEE e, coincidentemente, minha tese é concluída neste momento em que, mais uma vez, as políticas públicas em educação aplicadas pela Secretaria demonstram descompasso total com a realidade das escolas e descompromisso com a educação das classes populares", lamenta Elio de Assis.

O doutorado revela como o projeto de universalização do ensino e direito à educação foi construído no campo legal. O pesquisador entrevistou professores que ministram aulas nos anos finais do ensino fundamental. Também foram analisadas nove resoluções instituídas pela Secretaria de Estado da Educação em uma década com o tema Recuperação de Aprendizagem.

"As políticas públicas em educação na rede estadual induzem professores ao modelo de escola seletiva e excludente, quando a própria legislação autoriza mais reprovações no percurso de nove anos do ensino fundamental e reforçam que a simples melhoria dos índices de avaliação externa representa a melhoria da qualidade da educação", analisa Elio de Assis.

Para o autor, houve poucos avanços no campo didático-metodológico, nas últimas décadas, fato revelado pela persistência do ideário do fracasso escolar e da reprovação.

"É urgente rompermos com tais políticas públicas excludentes que estigmatizam crianças e jovens, como se a diferença social e de escolarização fosse um movimento natural em uma sociedade harmoniosa. Na verdade, as desigualdades na escolarização são resultantes dos abismos econômicos e sociais aprofundados por uma classe dominante brasileira perversa, autoritária, corrupta e de mentalidade escravocrata", denuncia Elio de Assis.

O pesquisador defende que qualquer projeto ou programa em educação deve ter nos atores escolares sua referência, respeitando o potencial cultural das escolas, sua organização cotidiana, suas dinâmicas e práticas pedagógicas. 

SERVIÇO: Leia a íntegra da tese de doutorado "Políticas públicas referentes à recuperação de aprendizagem implantadas na rede estadual de ensino de São Paulo: o que pensam professores nos anos finais do ensino fundamental" na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC: www.sapientia.pucsp.br.
Contatos com o autor através do e-mail profelioassis@hotmail.com

Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011