APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

Teses e Dissertação

Voltar

Qua, 09 de Janeiro 2013 - 12:33

Doutorado sobre transtornos de aprendizagem recebe Prêmio Capes de Tese em Educação

A psicanalista e pesquisadora Katia Cristina Silva Forli Bautheney recebeu o Prêmio Melhor Tese de Educação e Ensino 2012

Por:

 

A psicanalista e pesquisadora Katia Cristina Silva Forli Bautheney recebeu o Prêmio Melhor Tese de Educação e Ensino 2012, concedido pela Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - e Fundação Carlos Chagas.

A tese "Transtornos de aprendizagem: quando 'ir mal na escola' torna-se um problema médico e/ou psicológico" foi apresentada à Faculdade de Educação da USP como conclusão do doutorado da pesquisadora. O trabalho foi orientado pela professora Rosângela Gavioli Prieto.

Analisando o uso do discurso psiquiátrico no campo da educação, Kátia Cristina Forli partiu do pressuposto de que existe uma correspondência imaginária entre loucura e fracasso escolar.

"Os chamados transtornos de aprendizagem descendem de categorias que, ao longo do século XIX, eram consideradas um tipo de loucura, como idiotia e imbecilidade", explica a pesquisadora na apresentação do trabalho, que começa com um trecho do clássico "Alienista", de Machado de Assis. A obra aborda exatamente o caráter relativo do que concencionou-se tratar como loucura.

Destaque também para a análise que a pesquisadora faz dos transtornos de aprendizagem. "A última parte da tese versa sobre as formas como se tecem as tramas entre loucura, doença mental, transtorno psicológico, inadequação de comportamento, discurso psiquiátrico e insucesso escolar", explica.

Kátia Cristina Forli avaliou relatórios de educadores e profissionais de saúde sobre alunos com supostos problemas de aprendizagem, entre 2007 e 2010, e demonstrou através de sua pesquisa como a circulação do discurso psiquiátrico no campo da educação gera o esvaziamento do ato educativo.

A tese "Transtornos de aprendizagem: quando “ir mal na escola” torna-se um problema médico e/ou psicológico", de Katia Cristina Silva Forli Bautheney, está publicada na Biblioteca de Teses e Dissertações da USP - www.teses.usp.br.

Os outros trabalhos que receberam menção honrosa no Prêmio Capes foram:

Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011