APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

Teses e Dissertação

Voltar

Seg, 07 de Janeiro 2013 - 18:13

Pesquisadores de quatro países avaliam o papel da biblioteca escolar como espaço de aprendizagem

Coordenadora de um Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar na Universidade Federal de Minas Gerais, Bernardete Campello compilou estudos sobre a biblioteca escolar realizados por pesquisadores de universidades de quatro países: Estados Unidos, Suécia, Austrália e Canada.

Por:



   Realizados no período de 2002 a 2010, estes estudos foram publicados originalmente no periódico School Libraries Worldwide e abrangem pesquisas sobre como a biblioteca ajuda na aprendizagem dos estudantes, como o estudante constrói significados da biblioteca escolar, como o diretor da escola percebe a biblioteca escolar e o bibliotecário, quais elementos favorecem a colaboração entre bibliotecários e professores, o trabalho colaborativo no desenvolvimento de habilidades informacionais e aquisição de habilidades e informações desde a educação infantil, além de um panorama sobre as tendências da pesquisa sobre biblioteca escolar.
   "Biblioteca escolar - Conhecimentos que sustentam a prática", da Autêntica Editora, reúne todas essas pesquisas que evidenciam como bibliotecas de diversos países podem fazer diferença na escola.
   Os pequisadores ressaltam que para que o espaço seja de fato um local de aprendizagem, os bibliotecários precisam realizar ações mais efetivas na orientação dos estudantes, assim como na implementação e no aperfeiçoamento de práticas escolares dentro das bibliotecas.
   Em seis capítulos, o livro mostra que uma prática baseada em evidências, ou seja, embasada em resultados de pesquisas sobre bibliotecas escolares e a subsequente reflexão sobre eles, pode proporcionar ideias inovadoras que apurem as práticas educativas de bibliotecários.
   Mestre em Biblioteconomia e professora de Ciências da Informação da UFMG, Bernardete Campello acredita que, a partir das pesquisas acadêmicas, bibliotecários e professores possam investigar a realidade da biblioteca escolar no Brasil, descobrindo evidências que permitam ampliar o seu papel educativo.

SERVIÇO: "Biblioteca escolar - Conhecimentos que sustentam a prática"
Autora (compiladora): Bernadete Campello
Autêntica Editora


 

Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011