APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

ACONTECE NA SUBSEDE

Voltar

Qua, 05 de Junho 2019 - 16:15

Aeroporto de Guarujá pode ter nome de educador, que lutou por Ensino Técnico

Por: Ana Maria Lopes - APEOESP - 03.06

 
 
 
Pioneiro no ensino técnico aeronáutico no País, o Professor José Gonçalves dos Santos, falecido há dois anos, pode tornar-se o primeiro negro a ter seu nome em um aeroporto brasileiro. Professores e escolas do litoral paulista estão promovendo uma campanha para que o futuro Aeroporto Metropolitano de Guarujá tenha o nome do educador, que transformou
a vida de centenas de jovens, na Baixada Santista.
 
No dia 28 de maio, a Câmara de Guarujá recebeu o pedido de indicação, encaminhado pelo vereador Edilson Dias de Andrade (PT), com destaque para "os relevantes serviços prestados pelo saudoso professor junto à aviação e ao ensino técnico aeronáutico, ao longo de aproximadamente 40 anos de ensino.".
 
Suboficial da Força Aérea Brasileira e coordenador do Curso Técnico de Manutenção de Aeronaves, José Gonçalves começou sua trajetória, no Distrito de Vicente de Carvalho, na Escola Estadual Ala 435, que depois foi renomeada de Marechal do Ar Eduardo Gomes. Hoje, o curso curso encontra-se na ETEC Santos Dumont, de Guarujá. A escola oferece ainda outras 13 opções de formação, em níveis Médio e Técnico.
 
Foram vários impasses, ao longo dos anos, para manter a ETEC funcionando. "O curso chegou a ser fechado, em meados de 2003, por determinação do Estado. Foi a dedicação de José Gonçalves e outros professores, pais e alunos que garantiu que a manutenção de aeronaves fosse acolhida pelo Centro Paula Souza", conta o filho Luiz André Gonçalves. O curso conta hoje com uma frota de seis aeronaves para aulas práticas, doadas por empresas áreas e pela FAB.
 
Nas redes sociais, os apoiadores à nomeação do Aeroporto destacam que, além de ser uma pérola do Atlântico, Guarujá é hoje conhecida no circuito da aviação como berço da manutenção de aeronaves, graças ao trabalho obstinado do Professor Gonçalves na formação de técnicos qualificados. 
 
Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011