APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

ACONTECE NA SUBSEDE

Voltar

Seg, 11 de Novembro 2019 - 16:43

Alunos de escola estadual usam sucata para construir carregador de celular movido a energia solar

Por: G1 Rio Preto e Araçatuba

 
 
Bruno e Gabriel são alunos da Escola Estadual João Arruda Brasil, em Guararapes (SP). A invenção de ambos foi selecionada como finalista da Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo (FECEESP).
 
Com criatividade, incentivo e sucata eletrônica, dois estudantes do 8º ano da Escola Estadual João Arruda Brasil, em Guararapes (SP), construíram um carregador de celular movido a energia solar.
 
A invenção de Bruno Henrique Muniz Meira e Gabriel Guimarães Prates, ambos com 13 anos, surgiu através da disciplina de designer de produtos sustentáveis e foi selecionada como finalista na Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo (FECEESP).
 
De acordo com a professora e a orientadora do projeto, Ana Paula de Souza Rubbo, a ideia era fazer com que os alunos pensassem em construir algum objeto com foco na sustentabilidade.
 
"Foi proposto aos alunos que eles trouxessem um tema sustentável para ajudar o meio ambiente. Então, surgiu a ideia de fazer o carregador fotovoltaico", afirma Ana Paula.
 
Depois de ter a ideia aprovada, os estudantes começaram a procurar por peças eletrônicas que seriam jogadas no lixo em empresas do município.
 
Alunos de escola constroem carregador de celular movido a energia solar em Guararapes
 
"Nós pesquisamos se teria como fazer um circuito elétrico utilizando energia solar. No começo, nós utilizamos as placas compradas, mas depois fizemos um inteiro de sucata", afirma Gabriel Guimarães.
 
O carregador foi construído com um circuito elétrico interligado por seis placas. A tensão de 6 volts é capaz de carregar totalmente um celular em quatro horas.
 
"As seis placas vão pegar a energia do sol e vão passar para todo o sistema. Esse sistema vai gerar energia que vai passar pelo celular e carregar ele", diz Bruno Henrique.
 
Apesar de terem apenas 13 anos, os estudantes já se preocupam com o meio ambiente e as próximas gerações.
 
"Para esse projeto, nós pensamos na sociedade através de dois problemas que, não só acontecem na nossa cidade, mas no mundo inteiro. O primeiro é a questão do lixo eletrônico, que afeta demais a natureza e nós humanos. A segunda é a energia não renovável e renovável", firma Bruno Henrique.
 
Alunos construíram carregador de celular movido a energia solar com sucatas
 
 
Foto: Reprodução/TV TEM
Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011