APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

ACONTECE NA SUBSEDE

Voltar

Ter, 03 de Outubro 2017 - 16:30

Alunos e egressos da rede pública na luta

Por: Matheus Orlando - Comércio do Jahu - 01.10

 
Curso preparatório gratuito para o Enem ainda recebe inscrições; vagas são limitadas
 
Desenferrujar, dar um gás nos estudos na reta final ou apenas participar como treineiro. São diversos os motivos que levam os alunos ao curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) oferecido em conjunto, gratuitamente, pela subsede de Jaú do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) e pela Escola Estadual Dr. Domingos de Magalhães. 
O projeto teve sua aula inaugural na última sexta-feira, mas ainda há vagas disponíveis – a participação é restrita a alunos e egressos da rede pública de ensino. 
 
A diretora estadual da Apeoesp Deborah Nunes ressalta que todos os professores da iniciativa são voluntários (docentes interessados em lecionar podem entrar em contato) e explica que, ao longo do curso, todas as temáticas cobradas pelo Enem serão abordadas. 
 
Como uma aula não terá, necessariamente, relação direta com outra, eventuais ausências não prejudicarão o desempenho do estudante em determinada disciplina. 
 
A conselheira regional da subsede de Jaú da Apeoesp Solange Pracucci antecipa que, na reta final, haverá palestra com psicólogo para ajudar na motivação e no controle dos nervos. A aplicação das provas do Enem está prevista para os dias 5 e 12 de novembro.
 
Treineiros
 
Mateus Alves de Macedo, 17 anos, e Hemilly Kaisa Santos, 16 anos, são alunos da própria escola Magalhães. Embora ainda estejam no segundo ano do ensino médio, ingressaram no curso porque prestarão o Enem neste ano como treineiros.
 
“Espero conseguir uma amostra do que vou enfrentar ano que vem e ver se estou preparado”, conta Mateus, que pretende cursar gastronomia.
 
Hemilly também quer se ambientar ao ritmo dos estudos e ao estilo da prova. Depois, a pretensão é estudar arqueologia. “O curso só é oferecido no Nordeste, mas não ligo”, anima-se.
 
“Sprint”
 
Quem vai prestar o Enem “para valer” e precisa ganhar fôlego na reta final também pode participar do cursinho. É o caso de Rafaela Campos, 17 anos, aluna do terceiro ano do Magalhães. 
 
Como trabalha como jovem aprendiz em um supermercado, ela diz que, até o momento, não se dedicou tanto aos conteúdos do exame nacional. “Estou aqui para intensificar os estudos, pois o Enem está quase aí. Quero passar em enfermagem na Unesp”, projeta. 
 
Relembrar
 
Retomar alguns conteúdos que andam meio esquecidos é o objetivo do designer gráfico João Pedro Ponciano, 23 anos. Formado no curso técnico em química industrial, ele agora pretende cursar a licenciatura na área.
 
Está habituado às exatas, mas precisa desenferrujar nas humanidades. “A gente vai esquecendo alguns conteúdos, preciso relembrar as matérias de história e geografia”, diz o jovem que prestará vestibular para a Unesp.
 
Serviço
 
As aulas do curso preparatório serão ministradas até 10 de novembro, sempre às sextas-feiras (19h30 às 21h30) e aos sábados (9h às 11h30) no colégio Magalhães. O contato pode ser feito por dois números de celular/WhatsApp (14-99713-2621 e 98108-8575) e um fixo (14-3032-1800). 
Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011