APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

ACONTECE NA SUBSEDE

Voltar

Seg, 13 de Março 2017 - 16:48

Ato mobiliza professores na av. Rodrigues Alves e na Câmara

Eles protestam por reajuste salarial de 22%

Por: Marcele Tonelli - Portal JCNet - 11.03

 
Professores de cidades da região estiveram em Bauru, nessa sexta-feira (10) à tarde, para um protesto na avenida Rodrigues Alves. Trata-se do início da mobilização da categoria por reajuste salarial de 22%, neste ano. A Secretaria de Educação do Estado diz que mantém negociação com a categoria.
Os professores também falam contra o fechamento de quase mil salas de aula, além de pedirem ao governo a valorização da profissão de acordo com a meta 17 do Plano Nacional de Educação, que estipula a equiparação salarial com outras categorias de nível superior.
 
Posteriormente, eles seguiram para uma audiência pública na Câmara, solicitada pelo Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp). A presidente da entidade, Maria Izabel Azevedo Noronha, esteve em Bauru. Em discurso, explicou que os 22% referem-se às perdas inflacionárias históricas da categoria, que desde 2014 não tem reajuste. Ela também criticou a reforma previdenciária proposta pelo governo federal.
 
No dia 15 de março, às 14h, a Apeoesp fará assembleia na Praça da República, em S. Paulo. "Temos indicativo de greve, se assim a categoria definir", alerta Maria Izabel.
 
OUTRO LADO
 
O Estado diz que já foi pago salário com acréscimo de 10% e que esse aumento será incorporado por mais de 18 mil professores de educação básica I. Informa, ainda, que não há fechamento de salas na rede. "Se não há demanda de alunos suficiente para formar uma classe, ela não é formada. Se a demanda aumenta, forma-se uma nova turma", diz.
Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011