APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

ACONTECE NA SUBSEDE

Voltar

Qua, 28 de Março 2018 - 16:55

Aulas são suspensas em escola de Itaquaquecetuba por causa de piolhos de pombo

Por: Diário TV 1ª edição

 
 
Alunos ficaram sem aula por cerca de dez dias. De acordo com a direção da unidade, aulas perdidas serão repostas.
 
As aulas na Escola Estadual Edina Álvares Barbosa, em Itaquaquecetuba, estão suspensas há cerca de dez dias por causa de piolhos de pombo. A previsão é que o ano letivo seja retomado nesta quarta-feira (28).
 
O ácaro pode transmitir uma doença chamada dermatozoonose, que é alergia à picada. Os principais sintomas são coceira e pequenos inchaços.
 
Assim que os professores e alunos encontraram os piolhos, algumas medidas foram adotadas. Segundo a diretora da unidade, Cristina Maria Simioni, piolhos de pombos foram encontrados em algumas salas da instituição.
 
Cartazes foram espalhados pelo local para reforçar a informação. “Nós orientamos os pais sobre a infestação e pedimos que houvesse a compreensão porque haveria a suspensão das aulas para a dedetização e limpeza do telhado.”
 
Esta não é a primeira vez que a escola sofre com a infestação de piolhos, segundo a coordenadora Simone da Silva Brito. Ela mostra, inclusive, vários laudos de serviços de dedetização realizados no colégio. A maioria feita em um prazo de seis meses.
 
“Nós temos laudos comprobatórios de que a primeira dedetização, que não venceu ainda, aconteceu no dia 29 de dezembro de 2017. Quando houve a infestação tivemos uma reaplicação no dia 16 de março de 2018 e, novamente, em 20 de março de 2018, e no dia 23 de março foi a última.”
 
Além dos serviços de prevenção, outros cuidados são tomados no dia a dia para que os pombos não entrem na escola. A quadra é cercada por telas de proteção. Mesmo assim as aves são vistas. A escola aproveita para pedir que os vizinhos também colaborem. “A zoonoses da nossa região esteve presente na escola, dando as orientações para a gestora. Entre as orientações, nos passaram para conversar com o entorno, com a comunidade local, orientando para não alimentar os pombos porque isso não é feito na escola, mas também dependemos do entorno. A colocação de telas também foi citada nas salas do térreo para que os piolhos não entrem na unidade escolar”, completa Simone. 
 
Ainda de acordo com a direção da escola, a unidade vai repor as aulas perdidas.
Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011