APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

ACONTECE NA SUBSEDE

Voltar

Ter, 29 de Outubro 2019 - 15:55

Câmara declara Paulo Freire patrono da educação

Por: ACidadeON Campinas - 28.10

 
 
Vereadores escolheram educador que simboliza polarização política para representar educação campineira.
 
Por 17 votos a 11, os vereadores de Campinas aprovaram, na noite desta segunda-feira (28), o projeto de lei que declara Paulo Freire o patrono da educação na cidade.
 
O autor da proposta é o vereador Carmo Luiz (PSC). Ele justifica o projeto dizendo que Freire já é o patrono da educação nacional e também da cidade de São Paulo.
 
"É um dos intelectuais mais notáveis da pedagogia mundial. Ele defendia uma educação libertadora e crítica. Defendia que as pessoas deveriam ter consciência de sua condição social para não serem subjugadas pelos poderosos", disse Carmo Luiz na tribuna.
 
A proposta foi contestada por Tenente Santini (PSD). Ligado ao presidente Bolsonaro e adepto das ideias de Olavo de Carvalho, Santini discursou para dizer que a educação defendida por Freire priorizava a militância política de esquerda, mesmo para crianças pequenas, em detrimento de ensinamentos básicos como a leitura e a matemática.
 
"Esse pedagogo da esquerda defendeu uma revolução nas mentes infantis, com a ideologia à frente dos ensinamentos básicos. Seus ideais acabaram com a educação brasileira", disse Santini.
 
Sua fala gerou críticas duras de seus colegas. "Quem ataca Paulo Freire são as mesmas pessoas que atacam a ciência, o conhecimento, e que acham que a Terra não é mais redonda", disse Gustavo Petta (PCdoB).
 
"Muito se fala, mas pouco se conhece do Paulo Freire. Ele acreditava na educação, valorizava o professor", afirmou Mariana Conti (Psol).
 
"Quem acabou com a educação brasileira não foi o Paulo Freire, mas sim os militares que ficaram tantos anos no poder e desinvestiram no setor", disse Pedro Tourinho (PT).
 
 
Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011