APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

ACONTECE NA SUBSEDE

Voltar

Seg, 23 de Fevereiro 2015 - 15:21

Catanduva está com 38 salas de aula a menos, aponta Apeoesp

Diretoria Regional de Ensino de Catanduva desconhece superlotação

Por: O Regional - 20.02

O ano letivo de 2015 começou com algumas surpresas para os professores. De acordo com a Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), as escolas estaduais estão enfrentando salas de aula superlotadas. Na região mais de 200 salas de aula foram fechadas. Em Catanduva são 38 salas de aula a menos do que em 2014.

“Tivemos denúncias vindas de professores de salas que deveriam ter 35 alunos e contam com mais de 60 alunos, a maioria está em turmas do ensino médio”, conta o secretário-geral da Apeoesp e coordenador do sindicato da região, Leandro Oliveira.

Das mais de 60 escolas das cidades da região, pelo menos 50 sofrem com o problema de superlotação. Ainda segundo Leandro, os professores pediram uma explicação da Diretoria de Ensino. “Eles alegaram que montaram salas com números elevados sabendo que haverá desistência. Isso não existe”, completa. “De um ano para o outro foi um corte abrupto, isso mostra que é corte de gastos”.

POSSÍVEL GREVE

Além da superlotação, os professores também estão descontentes com a redução de verbas, redução de projetos para os docentes, demissão de professores, demora na contratação de professores que realizaram o concurso e no reajuste salarial, que a categoria pede 75,33%, para que se iguale ao salário das demais categorias com formação de nível superior conforme prevê o Plano Nacional de Educação. “Somos uma categoria que não gostamos de entrar em greve, pois prejudica o professor e o aprendizado do aluno, porém, neste ano estamos muito descontentes”, explica Leandro.

A Apeoesp da região fará uma reunião na próxima sexta-feira (27) com os representantes das escolas para falar sobre as reivindicações. A mobilização abrange todo o Estado, em março, no dia 13, os professores farão uma assembleia estadual, no vão livre do Masp, em São Paulo, a partir das 13 horas. “Temos uma esperança de que o governo nos atendam, porém a Secretaria da Educação não nos dá muita expectativa e 2015 pode ser um ano preocupante”, conclui.

DIRETORIA DE ENSINO

A Diretoria Regional de Ensino de Catanduva e Região afirma desconhecer o caso de superlotação das classes e fechamento delas entre 2014 para 2015. Em nota, a diretoria explica que de acordo com a Resolução SE 86/2008, em seu art. 2º, estabelece média de 30 alunos para o ensino fundamental (anos iniciais), 35 alunos para o ensino fundamental (anos finais) e 40 para o ensino médio. No caso do EJA (Educação de Jovens e Adultos), a média não é estática, pois varia de acordo com a demanda.

A nota ainda afirma que não houve fechamento de classes, “mas sim atendimento aos alunos que procuraram as escolas para matrícula. Portanto, não há novidades em relação ao número de alunos proposto pela Legislação que possui oito anos”.

A diretoria explica que entre 18 de fevereiro a 3 de março estará disponível no sistema o cadastro de alunos o lançamento dos estudante que não compareceram às aulas por dias consecutivos, sem apresentar justificativas, serão retirados da lista. “Assim, após esse lançamento, se necessário novas classes poderão ser abertas ou fechadas”.

A Diretoria de Ensino - Região Catanduva, possui 162 classes de Ensino Fundamental - anos finais (6º ao 9º ano), 262 classes de Ensino Médio, 32 classes de Educação de Jovens e Adultos e 16 salas de recurso, totalizando 495 classes e atendendo a todos os alunos que procuram vaga.

“Enfatizamos ainda, que as inscrições para matrícula, continuam e ficarão abertas durante todo o ano letivo, em todas as escolas públicas do estado, e em todas as séries/anos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, inclusive na modalidade Educação de Jovens e Adultos”.

Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011