APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Acessar Cadastre-se

ACONTECE NA SUBSEDE

Redes Sociais Twitter YouTube RSS

Compartilhe: Imprimir

Voltar

Qua, 27 de Março 2019 - 15:24

Cultura e História Indígena inspiram projeto pedagógico empreendedor

Por: Thales Castilho - APEOESP - 27.03

 
Idealizado pelo professor da rede, Adalberto Santos, o Projeto Jogo da Onça ganhou as redes sociais e já tem até um site para a comercialização de tabuleiros. Baseado em um jogo de origem indígena, o Projeto surgiu em 2015, como estratégia de formação de professores e alunos, no CEU Três Pontes, localizado no Jardim Romano, no extremo-leste da capital.
 
Atualmente, o professor Adalberto promove a iniciativa também em palestras. Segundo especialistas, o jogo conhecido como "Adugo" era, originalmente, traçado no chão e tinha pedras como peças.
 
Com o apoio do Fab Lab Livre SP, que é um projeto de oficinas públicas de fomento à criatividade, o professor transformou o jogo em um projeto pedagógico. "Desde a assinatura da Lei 11.645/08, as instituições de ensino têm enfrentado o desafio de promover uma discussão contextualizada e interdisciplinar sobre a história e cultura dos povos indígenas nas salas de aula das escolas de ensino básico. Por isso, o objetivo do projeto é promover a construção de uma representação social positiva da cultura indígena, através do jogo", explica Adalberto Santos.
 
O Projeto Jogo da Onça conta atualmente com mais de 10 mil seguidores nas redes sociais e estará disponível em breve para download no Google Play.
 
SERVIÇO: Projeto Jogo da Onça:
www.jogodaonca.com.br / @jogodaonca
 
Contato para palestras com o Professor Adalberto Santos: (11) 95492-6525
 
Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011