APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

ACONTECE NA SUBSEDE

Voltar

Seg, 11 de Dezembro 2017 - 16:58

Escola Romeu de Moraes celebra diversidade com publicações da APEOESP e CNTE

Por: Ana Maria Lopes - APEOESP - 08.12

 

Professores de diversas disciplinas e toda a equipe da EE Romeu de Moraes promoveram, durante o mês de novembro, debates e atividades relacionadas à temática racial. Inspirado pela Lei 10. 639/03, o professor de Sociologia e História, Jorge Henrique, utilizou edições do Boletim da Consciência Negra da APEOESP e cartazes da CNTE para apresentar a temática da diversidade para turmas dos Ensinos Fundamental e Médio.

Membro do Coletivo Antiracial e dirigente da APEOESP, o Professor Edmar Silva fez uma palestra sobre Educação e Relações Raciais, tema que orientou relatórios e redações dos estudantes. Além da palestra, o Anfiteatro da escola foi palco de uma exposição das atividades produzidas em sala de aula.

Entre os destaques das atividades de alunos e professores, a realidade do negro na sociedade brasileira, com produções de painéis fotográficos de reportagens em jornais, revistas e internet; elaboração de músicas e poesias que questionam e repudiam o racismo e a discriminação; a construção de um painel com imagens e a História da Mitologia Africana dos Orixás, cultuados pelas religiões de matriz africana; pesquisa sobre a Religião Afro no Brasil e os casos de intolerância e violência contra as diferentes crenças; o negro no mercado de trabalho, na política e na educação e a polêmica das cotas raciais; a herança cultural do negro no Brasil e sua manifestação nas diferentes regiões. 


"Foram reflexões riquíssimas por parte dos alunos organizados em grupos e com produções maravilhosas de cartazes, painéis, poesias, letras de músicas e a construção de maquetes sobre os quilombolas, proposta orientada pelo próprio Caderno do Aluno", explica o professor Jorge Henrique, que destaca ainda o apoio do Professor de Língua Portuguesa e Representante de Escola da APEOESP, Dennis Monti, na idealização do projeto.

Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011