APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

ACONTECE NA SUBSEDE

Voltar

Ter, 29 de Outubro 2019 - 15:52

Evasão escolar é a maior causa de atendimentos pelo Conselho Tutelar de Araraquara

Por: EPTV - 28.10

 
 
Entre as motivos estão negligência dos pais, ensino de baixa qualidade e falta de professores.
 
A evasão escola é a maior causa de atendimentos do Conselho Tutelar de Araraquara (Comcriar). De janeiro a setembro deste ano, foram 298 casos, sendo que 239 na região Norte e 59 na região Sul.
 
Na opinião do presidente do Comcriar, Alexandre Machado, a falta de qualidade do ensino contribui para essa estatística.
 
"Existe a negligência por parte dos pais sim, mas é preciso colocar em xeque a qualidade do ensino que está sendo ofertado a esses adolescentes, como afastamento de professores, número alto de faltas e ausência de aulas, isso dá um empoderamento ao adolescente em não frequentar aquela escola", afirmou.
 
A escola E.E. Prof. Oacyr Antonio Ellero, no bairro Alto de Pinheiros, é um exemplo positivo de manutenção de alunos. A unidade oferece várias oficinas extracurriculares para os adolescentes e a evasão escolar é zero.
 
"Eu tenho atividades diferentes, além das aulas a gente sai para fazer outros tipos de oficinas. Artesanato teatro, dança, muitas coisa diferentes, fica gostoso de vir, é convidativo", afirma a estudante Raquel Vitória do Rio Coleta.
 
Além disso, a diretora liga para os responsáveis em caso de faltas. "A nossa preocupação é com o humano. A gente recebe os alunos no portão, temos tutoria, temos o acolhimento, quando ele chega na escola ele já tem ciência de como será o trabalho e como será desenvolvido', explica a diretora Maria Lúcia Mendonça Costa.
 
Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011