APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

ACONTECE NA SUBSEDE

Voltar

Qua, 29 de Maio 2019 - 16:04

Falta de manutenção em escola de Mogi traz perigos para alunos

Por: G1 - 28.05 - Aniele Santos e Fernanda Silva, Diário 1ª Edição

 
 
Muro externo ameaça cair, segundo os funcionários. Mato alto também preocupa por causa de bichos.
 
A Escola Estadual Cid Boucault no distrito de Jundiapeba, em Mogi das Cruzes, precisa de reparos segundos os professores e alunos. Além do mato na porta, parte do muro, segundo os funcionários, está comprometida e ameaça cair.
 
A estudante Letícia Cristina Alves também lista outros problemas. "O teto é rachado, mas a gente procura melhorar."
 
Um terreno que foi doado para a escola está sem manutenção e aumenta os problemas. "O mato pode trazer vários bichos para dentro da escola", conta a estudante Shelda Sousa Santos.
 
A mãe de aluno Regiane Maria da Conceição também reclama dos problemas pedagógicos da escola. "Toda semana, duas ou três vezes, ela sai mais cedo, 10h30, 11h, e é complicado. Tem que ter professor e não tem justificativa."
 
Em 2012, começou na unidade uma obra para a construção de um elevador. Desde então foram feitas suspensões temporárias e a obra já foi paralisada totalmente.
 
"Este ano e em anos anteriores também, nós tivemos matriculas de três alunos que fazem o uso de cadeira de rodas e tivemos que direcionar para outras escolas por não ter acessibilidade. Aqui nós temos um problema na entrada. Tem uma obra em cima da entrada do portão da secretaria da escola. Quando chove, fica o tempo todo pingando água", afirma o professor Jonelson Charlos Gonzaga Ribeiro.
 
Segundo o professor, o sindicato dos professores fez uma denuncia ao Ministério Público em fevereiro de 2013. "Como eu sou representante do sindicato da Apeoesp, um dos meus esforços é lutar por isso. Já foram enviados mais de 50 relatórios para a Diretoria de Ensino. Toda vez vêm alguns técnicos, fazem relatórios e depois não temos nenhum retorno. Isso entra no esquecimento", completa o professor.
 
Em nota, a Secretaria Estadual da Educação informou que teve que rescindir dois contratos para as obras na escola Cid Boucault porque as empresas faliram. Disse, ainda, que a escola foi vistoriada neste mês e o projeto está em andamento para que as obras sejam concluídas.
 
Sobre a falta de professores, a Diretoria de Ensino explica que quando não é possível chamar um eventual, é feito um cronograma de reposição para que o aluno não tenha prejuízo pedagógico.
 
Sobre o mato na calçada, a Prefeitura de Mogi das Cruzes disse que uma equipe foi acionada para ir até lá e programar o serviço. A equipe também vai verificar as condições do terreno. Reclamações sobre a falta de manutenção em áreas públicas ou particulares podem ser feitas na Ouvidoria, pelo telefone 156.
 
Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011