APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

ACONTECE NA SUBSEDE

Voltar

Sex, 16 de Março 2018 - 17:34

Falta de professores deixa alunos sem aulas em São José, diz Apeoesp

Por: Xandu Alves - O Vale - 15.03

 
 
 
 
Problema estaria ocorrendo em pelo menos oito escolas estaduais do município e seria agravado pela falta de contratação de professores eventuais; 
 
Diretoria de Ensino diz que falta de professor atrapalha gestão nas escolas
 
Professores e representantes da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) protestaram três dias seguidos, nesta semana, contra a falta de professores na rede estadual de São José. Segundo eles, crianças e adolescentes têm ficado sem aulas por causa do problema, agravado com a falta de contratação de professores substitutos, o que a Diretoria de Ensino nega.
O problema estaria ocorrendo em ao menos oito escolas estaduais, como Miguel Naked (Cidade Morumbi, zona sul), Dorival Monteiro de Oliveira (Novo Horizonte, leste) e João Cursino (Jardim São Dimas, centro).  "Em várias escolas os alunos ficam no pátio, sem aula. Tem aluno que entra 7h e tem uma aula só", disse Marcileni da Mota, conselheira estadual da Apeoesp.
 
De acordo com a professorq, quando o professor titular da sala se ausenta, por diversos motivos, o educador eventual não pode substituí-lo por não ter contrato com a Diretoria de Ensino.
 
"Essa é a política do Estado: diminuir os gastos. Fechou salas de aula e proibiu de abrir contratos. Os professores querem trabalhar, mas não são contratados", afirmou Edinoel Veiga, conselheiro regional da Apeoesp e professor de filosofia da rede estadual.  A dirigente de Ensino de São José, Adriane Rigotti, disse que o problema está sendo resolvido. "Estamos atentos".
 
Diretoria de Ensino possui lista com professores eventuais com poucas aulas
 
Adriane Rigotti, dirigente de Ensino de São José, disse que há 460 professores eventuais com cadastro aberto na rede, sendo que 200 foram contratados neste ano. "Podemos contratar, sim, mas com gestão. Há duas atribuições semanais de aula de eventuais". Ela disse que a falta de professores atrapalha. "Tem direito à falta, mas tem que organizar"..
Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011