APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

ACONTECE NA SUBSEDE

Voltar

Ter, 30 de Julho 2019 - 17:27

Fechamento de salas prejudica ensino público em São Matheus

Lucas Nascimento - Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas - A Verdade - 28.07

Por:

 

O Jornal A Verdade acompanhou, na tarde desta quinta-feira (25/07), os professores da Escola Estadual Chibata Miyakoshi, da região de São Mateus, zona leste, até a Diretoria de Ensino (DE) Leste 4, no Bairro da Vila Matilde.

Os professores, junto ao Sindicato (APEOESP), estavam lá para cobrar explicações da supervisora de ensino Marli pois, na segunda-feira (22/07), dia da atribuição de aulas, foram surpreendidos pelo corte de turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do período noturno. Sobraram apenas 3 das 9 turmas que haviam. Além disso, a escola corre o risco de perder, já nesse mês, uma sala de 1º ano e uma sala de 6º ano.

Apesar da DE afirmar que a orientação é de fazer o cadastro dos(as) estudantes interessados(as) nas vagas, na prática há irregularidades por parte da direção da escola que escolhe os alunos que podem ou não ficar, além de a secretaria receber orientações superiores para falar que não há vagas, esvaziando as turmas.

Essas ações da direção vem no sentido de justificar o fechamento das salas de aula como se não houvesse pessoas interessadas para ocupá-las, apontando uma suposta falta de interesse no período noturno. Em consequência disso mais de 18 professores(as) efetivos(as) foram(as) remanejados para escolas em regiões muito mais distantes do que o Chibata.

Mesmo a DE afirmando não ter orientado o fechamento das turmas, os professores continuarão mobilizados até a reabertura das turmas junto da população do bairro Vila Flavia, em São Mateus.

Nós últimos anos e no início de 2019 foi colocado em prática um projeto de fechamento de salas no ensino regular do período noturno. Este projeto está sendo aplicado desde a última gestão do governador Geraldo Alckmin, sendo dada continuidade pelo seu sucessor, João Dória, ambos do PSDB – partido inimigo da educação e dos professores – como forma de sucatear ainda mais a educação pública e passar a gestão para a iniciativa privada.

Com o atual desemprego que atinge mais de 13 milhões de pessoas (mesmo entre aqueles que possuem ensino superior), dificultar a conclusão do ensino médio para milhões de jovens e adultos diminuirá ainda mais as chances de emprego para quem não possui o ensino fundamental ou médio, além de ser um dos principais fatores usados pelo empregador para pagar menores salários e uma das principais formas de aumentar as desigualdades e tolher a liberdade da população pobre.

 

 

Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011