APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

ACONTECE NA SUBSEDE

Voltar

Dom, 08 de Outubro 2017 - 22:20

Grupo protesta contra fechamento de escolas estaduais em Santos, SP

Ato coincide com a visita do governador Geraldo Alckmin na região.

Por: G1 Santos - 05.1

 

Alunos, pais e professores da rede pública de ensino protestaram, na manhã desta quinta-feira (5), em frente à escola Cléobulo Amazonas, em Santos, no litoral de São Paulo. O ato é contra o fechamento de duas unidades mantidas pelo Estado na cidade em 2018.

A manifestação começou pela manhã e coincide com a passagem do governador Geraldo Alckmin pela região para entrega de equipamentos para a polícia e de um conjunto habitacional. O protesto teve a presença de representantes sindicais dos professores do Estado.

Após as aulas do período da manhã, os alunos também participaram do ato, que também contou com a presença de pais e familiares. A rua Dr. Guedes Coelho, no bairro Encruzilhada, onde está o colégio, precisou ser interditada para o tráfego de veículos.

No início do mês, o Estado anunciou o fechamento de duas unidades de ensino em Santos por falta de alunos. O anúncio foi feito pela Diretoria Regional de Ensino e os alunos remanescente das escolas Cléobulo Amazonas e Braz Cubas serão transferidos.

Segundo a Diretoria, a Cléobulo Amazonas, onde ocorreu o protesto, tem capacidade para 750 alunos, mas atualmente só possui 211 matriculados. Já a Braz Cubas, no bairro Marapé, está com apenas 11% de sua capacidade: das 2.500 vagas, 225 estão preenchidas.

A diretoria do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), porém, questiona a decisão e está preocupada com a mudança. A entidade teme o aumento no número de alunos por classe nas escolas que vão receber as transferências.

A Diretoria Regional de Ensino informou que as escolas da cidade deixaram de registrar nos últimos dois anos 3.743 matrículas, ou seja 6% da sua totalidade, o que justifica a adequação das unidades. "Nenhum aluno ficará sem vaga", pontuou o Estado, em nota.

Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011