APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

ACONTECE NA SUBSEDE

Voltar

Qua, 17 de Julho 2019 - 20:04

Obras de arte produzidas por professores vão a leilão durante exposição no ABC

Por: Ana Maria Lopes - APEOESP - 17.07

 

Organizada por professores, artistas e outros trabalhadores, uma exposição leilão vai arrecadar fundos para a criação de Centro Cultural no ABC Paulista. A exposição que será realizada na Casa da Palavra de Santo André na próxima sexta, 19 de julho, reúne trabalhos artísticos de professores da rede pública e outros profissionais que integram o Grupo TOCAH (Trabalhadores Organizados Construindo Arte e História).

"Queremos que os trabalhadores discutam arte com a gente", explica o professor Fábio Roberto Ribeiro, que leciona Sociologia em São Bernardo, é representante de escola da APEOESP e ainda é artista do TOCAH, um grupo formado recentemente com o objetivo de criar uma produção artística sincera e comprometida.

A Exposição-Leilão vai reunir pinturas a óleo e desenhos do próprio grupo, que estarão à venda. Parte da renda obtida será utilizada em um fundo para a construção de um Centro Cultural, que abrigue ateliês, cursos, sala de música, residência artística e atividades de promoção à saúde.

"Estamos criando condições para que outras pessoas também possam produzir e consumir arte", diz Fábio Ribeiro. Aliás, a arte como forma de resistência é um dos ideais do grupo, que afirma em seu manifesto, "por sermos de onde somos, filhos e frutos de grevistas do ABC, assumimos desde sempre a tarefa de militantes artistas. Buscamos uma arte genuína, daquela que sangra a alma, que anima os corações e abrilhanta os olhos. Uma arte que tenha força de sobreviver ao obscurantismo e também de abrir as portas do mundo novo.
Assumimos a arte como nosso instrumento de luta, nesta grande marcha movida pelos debaixo. É com ela que seguiremos neste silencioso e caudaloso rio que não para de correr.".

SERVIÇO: Exposição Leilão do TOCAH na Casa da Palavra de Santo André

Data: Sexta, 19 de julho

Horário: 18:00 às 22:00

Endereço: Praça do Carmo, 171 - Centro -  Santo André

Conheça as obras dos artistas que participarão do evento:

https://www.instagram.com/exposicaoleilao/

 
Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011