APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

ACONTECE NA SUBSEDE

Voltar

Qua, 12 de Setembro 2018 - 16:25

Professores de Poá/Ferraz promovem sessão gratuita de filme que ganhou Oscar, ao denunciar ditadura

Por: Thales Castilho - APEOESP - 15.09

 
 
 
O Projeto Educa-Cine - da subsede Poá/Ferraz - realiza no próximo sábado, 15 de setembro, uma sessão gratuita do filme "Desaparecido", do diretor grego Costa Gavras. Famoso pelas corajosas denúncias políticas, o diretor retrata a trágica história do escritor e jornalista Charles Horman, que desapareceu no Chile após o golpe de Estado que depôs o presidente Salvador Allende, em 1973. 
 
"Desaparecido" é um dos filmes mais populares de Costa Gravas, que recebeu um Oscar pelo trabalho na adaptação de roteiro do bestseller homônimo de Thomas Hauser, que conta a história do jornalista norte-americano, capturado pela ditadura de Augusto Pinochet quando escrevia para jornais de esquerda no Chile. O pai e a esposa de Charles Horman foram para o País, para tentar resgatá-lo e, nesta missão, revelaram ao mundo a brutalidade da polícia, da prisão e de toda a máquina pública da ditadura de Pinochet. 
 
Lançado em 1982, o filme, que será exibido pelo Educa-Cine, mobilizou a opinião pública norte-americana contra o apoio do governo norte-americano à ditadura chilena. O Educa-Cine é um projeto de debate e formação, mas que também é focado em proporcionar momentos de lazer, arte e cultura para os professores.
 
 
SERVIÇO: "Desaparecido" será exibido no dia 15 de setembro, às 16h00
A Subsede Poá/Ferraz fica na Rua Hermógenes La Regina, 195, no Centro de Poá
Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011