APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Acessar Cadastre-se

ACONTECE NA SUBSEDE

Redes Sociais Twitter YouTube RSS

Compartilhe: Imprimir

Voltar

Qui, 29 de Maio 2014 - 16:10

Professores pedem revisão em lei sobre contratados

Folha da Região - 18.05 - Professores pedem revisão em lei sobre contratados

Por: Caio Carvalho (Folha da Região)

Professores da rede estadual que trabalham na condição de contratados pedem melhores condições de trabalho diante de profissionais concursados.  A reivindicação foi discutida por cerca de 120 professores num encontro organizado ontem pela subsede da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), em Araçatuba.
O movimento critica a lei estadual 1.093, de 2009, e diz que a legislação tem prejudicado a atuação dos professores contratados. Um dos problemas apontados é o máxima de seis faltas permitidas durante o ano. A categoria reclama que os salários são descontados quando são necessárias mais ausências por problemas de saúde.
Coordenador de uma comissão da Apeoesp na região, que trata da questão, o professor Vinícius Sanches critica, também, a criação de um período mínimo de 40 dias entre cada contratado, cujo objetivo do governo estadual, segundo ele, é não criar vínculos com os professores. Antes eram 200 dias, mas uma liminar judicial concedida no início do ano reduziu esse período.
Outro apontamento de Sanches é que o Estado tem procurado reduzir a quantidade de contratados. A situação, ele explica, afeta diretamente o ensino, com falta de professores em várias disciplinas, além de aulas vagas e alunos dispensados mais cedo.
A proposta do sindicato é organizar uma passeata, em Araçatuba, para alertar outros profissionais e a população sobre o problema. A reportagem não conseguiu contatar a assessoria de imprensa da Secretaria de Educação do Estado para questionar o assunto.

Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011