APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

ACONTECE NA SUBSEDE

Voltar

Ter, 16 de Outubro 2012 - 15:42

Subsede promove debate com candidatos e faz panfletagem no Dia do Professor

A subsede da APEOESP de Bauru realizou na segunda-feira, 15, Dia do Professor, panfletagem no centro da cidade

Por: Bruna Dias

A subsede da APEOESP de Bauru realizou na segunda-feira, 15, Dia do Professor, panfletagem no centro da cidade (leia abaixo matéria publicada no “Jornal da Cidade”). No dia 21 de setembro, a subsede e demais entidades do Magistério promoveram um debate com os candidatos a prefeito da cidade. O evento aconteceu no salão do Sindicato dos Ferroviários da Zona Paulista. O objetivo desse debate foi conhecer as propostas dos candidatos para a educação. No final do debate, os candidatos  assinaram um termo de compromisso de não municipalização do ensino do 1º ao 5º ano da rede estadual, caso eleitos. O mediador do debate foi o editor chefe do jornal Bom Dia, Bruno Mestrinelli.

Professores participam de panfletagem no centro de Bauru


Jornal da cidade

Página 4 - Bauru, terça-feira, 16 de outubro de 2012

No Dia do Professor, Apeoesp faz carta de críticas trabalhistas

   Para muitos professores, ontem a data foi de comemoração. Mas para membros da subsede do Sindicato dos Professores do Ensino Médio Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) em Bauru, o dia foi de “protesto”. Através de uma carta reproduzida em 2.500 panfletos, eles expuseram algumas críticas contratuais e à escola de tempo integral para o ensino médio. O ato dos sindicalistas ocorreu entre 10h e 12h de ontem, no Calçadão da Batista de Carvalho em Bauru.

   Segundo Idenilde de Almeida Conceição, coordenadora da subsede da Apeoesp em Bauru, o ato contou com apoio da Central Única dos trabalhadores (CUT) e dos professores que passaram pelo local. “O evento aconteceu em todas as subsedes da Apeoesp, foi tirado no último encontro do conselho estadual em São Paulo e referendado na assembleia dos professores dia 28 de setembro. É uma maneira de estar dialogando com a sociedade em forma de denúncia.

   Foi distribuída uma carta aberta sobre o tratamento que a categoria tem recebido por conta do governo do Estado”, disse. A coordenadora da subsede da Apeoesp em Bauru ainda opina que hoje a categoria não tem muito para comemorar e que na carta constam as críticas e denúncias sobre as contratações de professores temporários, por exemplo.

   “Na realidade, hoje a categoria não tem muito o que comemorar. Essa carta denuncia a forma com que o governo vem contratando os professores temporários, sem seus devidos direitos trabalhistas. O projeto que se quer implantar do ensino médio em tempo integral, sem ter discussão com a comunidade, sem ouvir o próprio aluno, se ele quer mesmo ficar o dia todo na escola. Redução de matérias nesse currículo do ensino médio. Foi um evento muito bom, bem receptivo por parte da comunidade”.

   Sobre as críticas, a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Educação respondeu ao JC que a contratação temporária de docentes está em conformidade com a lei complementar n.º 1.093, de 16 de julho de 2009. Quanto à seleção de escolas para o programa Ensino Integral, informou que o processo é realizado com uma etapa técnica e outra que consiste na consulta à comunidade das escolas que foram pré-selecionadas.

   Sobre as alterações na grade curricular estabelecidas a partir deste ano, a assessoria informa que “foram considerados não só o amplo acervo de estudos e pesquisas sobre este tema, mas também as sugestões de entidades da sociedade civil atuantes na área de educação e de representantes da própria rede estadual de ensino”. E encerra a nota com a seguinte afirmação: “As mudanças nas grades curriculares visam uma maior integração e articulação de conteúdos das disciplinas, além de proporcionar ao aluno uma formação integral com base no equilíbrio entre as três grandes áreas do conhecimento”.

Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011