APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

MANIFESTAÇÕES CONTRA A BAGUNÇA DA S.E.

Voltar

Qua, 07 de Outubro 2015 - 19:08

Alunos vão às ruas contra a reorganização das escolas estaduais

Por: Hugo Leonardo de Andradina

Em Andradina, aproximadamente 250 alunos se reuniram em frente à Escola Estadual Dr Álvaro Guião” no início da manhã desta sexta-feira (2) com faixas, cartazes e um carro de som. Eles protestaram contra a reorganização escolar da unidade, anunciada na última semana pela Direção Regional de Ensino que mexeria com a vida dos alunos das escolas estaduais. A manifestações foram acompanhadas por professores e pais de alunos, que protestavam contra a separação de estudantes do ensino fundamental, do sexto ao nono ano, e dos de segundo grau a partir do ano que vem. A separação deve transferir alunos de todos os cantos da cidade para três unidades o que também vai mexer com a rotina de estudantes da EE “João Brembatti Calvoso” e “Dr Augusto Mariani”. No caso do Álvaro Guião e JBC, as duas escolas são praticamente vizinhas de muro.

O protesto seguiu de forma ordeira de frente ao Álvaro Guião até a sede da Direção Regional de Ensino na Vila Mineira. Os alunos foram acompanhados pelos vereadores Edgar Dourado, Maurício Carneiro e Wilson Bossolan, além de membros da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) e Polícia Militar que garantiu a segurança dos manifestantes.

Segundo o professor Paulo Lyra, a reorganização provocaria a superlotação das salas de aula em alguns dos anos além do fato das escolas não estarem preparadas para receber a mudança, nem os alunos, que mantém vínculos afetivos com as unidades escolares querem tal mudança. “A mudança serve ao Estado e como em 1996, visa apenas redução de custos e não a qualidade da educação que já está em um nível muito precário”, afirmou.

Depois de percorrerem quase dois quilômetros, alunos, pais e professores da escola permaneceram em frente à Diretoria de Ensino. Eles esperam conseguir evitar a reformulação, o que estaria ainda em processo. “Eu gostaria de parabenizar os alunos, pais, professores pela forma ordeira e responsável que se portaram ao demonstrarem insatisfação pela possibilidade de mudança sem uma ampla discussão com os envolvidos”, disse o vereador Edgar Dourado, que afirmou que a manifestação é um direito e faz parte da democracia e contribui para o crescimento e desperta nas crianças e jovens o espirito de cidadania na busca da solução de conflitos.

Reorganização

Segundo as informações da diretoria de ensino, o plano de reorganização pretende separar os três ciclos do ensino. O primeiro abrange alunos do primeiro a quinto ano do ensino fundamental. O segundo ciclo vai do sexto ao nono ano do fundamental, e o terceiro ciclo envolve os três anos do ensino médio. Cada ciclo será atendido em unidades separadas: JBC, Dr Augusto Mariani e Dr Álvaro Guião.

Neste plano, metade dos alunos da rede estadual será alocada na EE “Dr Álvaro Guião”. Atualmente, um terço das escolas estaduais funcionam neste modelo.

Fotos: Hugo Leonardo

 

Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011