APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

MANIFESTAÇÕES CONTRA A BAGUNÇA DA S.E.

Voltar

Qui, 07 de Janeiro 2016 - 12:15

Calendário escolar sofre mudanças após ocupações e greve em 2015

Escolas estaduais deverão ter, no mínimo, 200 dias letivos. Se houver necessidade, alunos poderão ter aulas aos sábados.

Por: G1

 

O calendário escolar para o ano letivo de 2016 foi divulgado nesta quarta-feira (6) e determinou que as aulas começarão no dia 15 de fevereiro. Com isso, alunos de escolas ocupadas com reposições de aulas em janeiro terão pouco tempo de férias.

O primeiro semestre será encerrado no dia primeiro de julho, o segundo semestre começará no dia primeiro de agosto e deve seguir até o dia 20 de dezembro.

A resolução ainda diz que as escolas estaduais deverão organizar o calendário garantindo o mínimo de duzentos dias letivos e a carga horária prevista para cada nível e modalidade de ensino. Os alunos poderão ter aulas aos sábados, caso haja algum problema e não seja cumprido o mínimo de aulas em dias úteis.

O segundo semestre de 2015 foi marcado pelas manifestações contra a reorganização escolar. De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, quase 200 escolas foram ocupadas desde o início de novembro. O Sindicato dos Professores (Apeoesp) chegou a afirmar que 213 escolas foram ocupadas. Já a greve dos professores durou 92 dias: começou em  12 de março de 2015 e terminou em 12 de junho.

Após o dia 4 de dezembro, quando o governador Geraldo Alckmin (PSDB), anunciou a suspensão da reorganização escolar, aos poucos, as escolas foram desocupadas. Nesta quarta-feira (6) são 4 escolas ocupadas em todo estado de São Paulo e todas localizadas na capital paulista, de acordo com a Secretaria Estadual de Educação.

Nesta segunda-feira (4), um mês após o anúncio da suspensão da reorganização escolar, houve a desocupação da Escola Estadual Fernão Dias Paes, em Pinheiros, a primeira escola ocupada na cidade de São Paulo. Os estudantes entregaram as chaves e deixaram o prédio após 55 dias de ocupação.

As aulas foram retomadas nesta quarta-feira (6) na Escola Estadual Fernão Dias Paes e seguem até o dia 05 de fevereiro. Os estudantes terão 10 dias de férias até a volta às aulas que será no dia 15 de fevereiro, marcando o início do ano letivo de 2016.

A reestruturação previa o fechamento de mais de 90 escolas e afetaria cerca de 300 mil alunos. A ideia do governo era dividir a escola em ciclos, separando os alunos em diferentes unidades: ensino fundamental I, ensino fundamental II e ensino médio.

 

Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011