APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

MANIFESTAÇÕES CONTRA A BAGUNÇA DA S.E.

Voltar

Qua, 11 de Novembro 2015 - 15:27

Contra reorganização, alunos ocupam escola estadual em Pinheiros

Alunos decidiram em assembleia permanecer no prédio; unidade é uma das 754 que vão ter o fechamento de um dos ciclos

Por: Isabela Palhares - O Estado de S. Paulo - 11/11

 

Um grupo de cerca de 150 alunos ocupa a Escola Estadual Fernão Dias Paes, em Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, nesta terça-feira, 10. Eles são contra a reorganização escolar proposta pela gestão Geraldo Alckmin (PSDB), que pretende separar os colégios por etapas de ensino e já anunciou o fechamento de 94 escolas em todo o Estado. Após 12 horas de ocupação, os estudantes decidiram, em assembleia, permanecer na escola. Um grupo de manifestantes montou barracas do lado de fora da escola, em apoio aos que estão na ocupação.

Por volta das 17 horas, houve confronto dos alunos com a Polícia Militar, depois que a PM tentou deter duas estudantes de 17 e 18 anos que saíram do prédio e qualificá-las como autoras da ocupação. Outros alunos tentaram impedir que a polícia as levasse para a delegacia. As jovens foram liberadas, após tumulto na frente da escola ocupada.

O advogado Ariel de Castro, do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe), tenta entrar na escola para negociar com os estudantes. Representantes da Apeoesp, principal sindicato dos professores da rede estadual, também tentam entrar no prédio para conversar com os alunos, levar água e comida para eles. A água do prédio foi cortada para forçar a saída dos estudantes.

Roberto Teixeira Miranda, coronel da PM, disse contar com o bom senso dos alunos para a liberação do prédio. Segundo ele, só depois que a polícia entrar no prédio será possível determinar se os alunos cometeram algum crime, como dano ao patrimônio público. O comandante não informou se a polícia entrará no prédio enquanto os estudantes estiverem lá.

A unidade ocupada é uma das 754 que vão ter o fechamento de um dos ciclos. A unidade, a partir do próximo ano, não terá mais ensino fundamental. Os estudantes ocuparam a escola às 6 horas e impediram a entrada de professores e funcionários. No meio da tarde, duas pistas da rua da escola foram bloqueadas e a polícia enviou reforço para tentar desbloquear uma das faixas.

A Polícia Militar cercou a portaria da escola e impedia a entrada de novos estudantes na unidade. Os pais de alunos acompanharam do lado de fora da escola a ocupação, apreensivos com a presença da PM.

Marcia Balades, de 54 anos, é mãe de um aluna de 18 anos da escola. "Eu apoio e acho importante, mas tenho medo da atuação da polícia."

A Polícia Militar chegou a encaminhar um ônibus para levar todos os estudantes que ocupam a escola para a delegacia. Na chegada do veículo, houve confusão entre os PMs e os jovens que protestam do lado de fora da escola.

Rosangela Aparecida Valim, dirigente de ensino da região centro-oeste, disse que a ocupação da Escola Fernão Dias Paes é arbitrária. Segundo ela, supervisores da diretoria de ensino tentavam negociar a saída dos estudantes desde o início da manhã.

"Os alunos e professores estavam chegando na escola para as aulas, mas foram impedidos de entrar por um grupo de 40 pessoas, todos com uniforme da escola, mas nem todos são alunos da unidade", disse. "Vivemos em um Estado democrático, é arbitrário que um grupo tome conta de um prédio público e impeça o seu funcionamento." Ela disse que foi feito um boletim de ocorrência de invasão e dano ao patrimônio público.

Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011