APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

MANIFESTAÇÕES CONTRA A BAGUNÇA DA S.E.

Voltar

Sex, 09 de Outubro 2015 - 17:55

Estudantes protestam em Diadema contra fechamento de escolas

Câmara se solidariza com alunos e professores, e convoca audiência pública sobre o tema. ABCD Maior

Por: Por: Bruno Coelho (bruno@abcdmaior.com.br)

Diante da proposta da chamada “reestruturação” do ensino nas escolas estaduais, alunos e professores da rede estadual de ensino protestaram nesta quinta-feira (08/10) na Câmara de Diadema. De acordo com a Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), a proposta do governador Geraldo Alckmin (PSDB) promoverá o fechamento das atividades de 17 escolas no ABCD. À noite, novo ato foi organizado no bairro Serraria (confira abaixo).

Após reportagem do ABCD MAIOR sobre o “plano de reestruturação” de Alckmin, cerca de 80 alunos compareceram à sessão para pedir ajuda aos vereadores contra a medida do Palácio dos Bandeirantes. A maioria dos alunos era da Escola Estadual Diadema (antigo Cefam), situada na região central da cidade e que corre o risco de ter encerradas as atividades do período noturno.

“Eles querem cortar custos em transporte escolar, livros, água. Além disso, foi decretado que os professores não podem mais falar de política, religião, sexo. O que o governo quer é um povo alienado e burro”, denunciou a estudante Natália Martins Carcavallo, aluna do período da noite da E.E. Diadema.

A aluna da mesma escola, Rafaela Boani de Queiroz Bonifácio, afirmou que a direção da unidade dificultou a mobilização dos estudantes contra o plano de Alckmin. “Tivemos que sentar de costas para as câmeras de filmagem para fazermos os cartazes, porque a diretoria não quer que envolva o nome da escola”, alertou.

Ao lado dos estudantes, o professor da E.E. Diadema, Jailson Santos, fez críticas à gestão de Alckmin no setor educacional. “Nesse ano letivo, assim com os anteriores dos governos do PSDB, passamos por muitas dificuldades devido à qualidade da merenda, salas de aulas superlotadas e a violência. Só neste ano, Alckmin fechou três mil salas de aula” criticou.

À noite, novo protesto foi organizado em frente à Escola Estadual Adonias Filho, na região do Serraria, em Diadema, unidade que pode ter o ensino noturno extinto (como aponta levantamento da Apeoesp).

“O governador não aceita conversar. Decidiu fazer e pronto. Sou do Jovem Aprendiz, trabalho e poderei ser transferida para outra escola, pois o Alckmin fechará o ensino noturno. Alguem está preocupado se terei onde jantar ou descansar um pouco antes de ir para a escola? Parece que não”, afirmou a estudante Letícia Sampaio, 17 anos.


Outro lado

De acordo com a Apeoesp, a Secretaria de Educação pode fechar 127 escolas em todo o Estado, entre as quais estão unidades situadas em Santo André, São Bernardo e Diadema. Os estudantes ganharam apoio dos parlamentares, que decidiram assinar uma moção de apoio ao movimento estudantil contra a reforma promovida pelo governo paulista.

A Câmara de Diadema também agendou para o dia 20, às 18h, a realização de uma audiência pública para debater o encerramento das aulas no período noturno. A proposta foi encabeçada pelo vereador Manoel Eduardo Marinho, o Maninho (PT).

A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo afirma que não haverá fechamento de salas de aulas e que a proposta é melhorar a educação estadual e que terá limite de 1,5 km de distância para transferência de estudantes. De acordo com a secretaria, no dia 14 de novembro, em todas as escolas estudais, terá reunião com os pais e alunos para explicar a reestruturação. O horário será estabelecido por cada unidade escolar.

Confira a lista das escolas que podem ser fechadas em Diadema, de acordo com a Apeoesp:

EE. RAUL SADDI

EE. JOÃO DE MELO

EE. SIMON BOLIVAR

EE. VILA SANTA MARIA

EE. ANA CONSUELO

Colégios que perderão as aulas noturnas em Diadema:

EE. SOLDADO JOSÉ YAMAMOTO (noturno)

EE. ADONIAS FILHO (noturno)

EE. OSVALDO LACERDA GOMES CARDIM (noturno)

EE. DIADEMA (antigo CEFAM) (noturno)

EE. JARDIM ARCO-IRIS (noturno)

 

Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011