APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

MANIFESTAÇÕES CONTRA A BAGUNÇA DA S.E.

Voltar

Qua, 07 de Outubro 2015 - 17:50

Estudantes se manifestam contra fechamento de escola em Cotia

Alunos estaduais de Cotia já receberam a notificação de que instituições nas quais estudam não mais funcionarão em 2016. O motivo é a reestruturação do ensino na rede estadual, prometida pelo governo paulista.

Por: Cotia Todo Dia - 06/10

A Escola Estadual Jornalista Roberto Corte Real, no Rio Cotia é uma delas. Estudantes da instituição se mobilizaram hoje (6), por volta das 8h30 no km 29 da Rodovia Raposo Tavares. Nos cartazes, frases como “Contra o fechamento das escolas” mostravam o posicionamento dos manifestantes, que causaram trânsito sentido centro da cidade.

Na página do Facebook da Apeoesp Cotia está anunciada outra manifestação amanhã (7), às 13h, saindo da E.E. Jornalista Corte Real e da passarela do Cotolengo (que também está na zona de risco de fechamento).

A ideia da Secretaria Estadual da Educação é separar os ensinos fundamentais do ensino médio, isto é, colocá-los cada qual em escolas “apropriadas”. A medida vai reorganizar a distribuição dos alunos em unidades que passarão a atender exclusivamente um dos três ciclos de ensino: o primeiro abrange os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental; o segundo, dos alunos do 6º ao 9º ano do fundamental, e o terceiro reúne os três anos do ensino médio.

A situação é parecida em outras seis escolas. O aviso aconteceu na semana passada, quando diretores e professores foram convocados para uma reunião com representantes da Secretaria de Estadual de Educação e ouviram sobre o plano para reorganizar as escolas da rede pública.

Segundo o G1, outras 6 unidades da cidade de Osasco que supostamente encerrarão ou modificarão as atividades em 2016 são: Antônio Paiva de Sampaio; Graciliano Ramos; Leonardo Vilas Boas; Gabriela Maria Elizabeth Wienken; Antônio Carlos da Trindade e Deputado Guilherme da Silveira. O número pode chegar a onze.

Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011