APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

MANIFESTAÇÕES CONTRA A BAGUNÇA DA S.E.

Voltar

Sex, 09 de Outubro 2015 - 15:45

INDAIATUBA - Estudantes protestam contra fechamento de escola estadual

Por:

Na manhã desta quarta-feira (7), cerca de 200 alunos realizaram uma manifestação em diversas escolas de Indaiatuba. O motivo do protesto seria o fechamento de uma escola estadual por decreto do governador.

Para expressar suas ideias, alunos da escola Professora Maria de Lourdes Stipp Steffen, localizada no Jardim Marina, realizaram o movimento e contaram com o apoio de alunos de outras escolas como Dom José e Helena.

De acordo com o professor Daniel Antonieto, ainda não foi divulgada a escola que pode ser fechada, mas a diretoria de ensino de Capivari estaria planejando fechar uma das escolas para reduzir custos. “O que fizemos foi um movimento político que é contra o decreto do governador. Esse fechamento da escola valeria para o ano que vem e teria que ser reunido com a comunidade de professores, pais e alunos, mas isso não aconteceu. Não fomos consultados, não foi aberto para uma questão democrática, foi imposto. Sexta-feira, dia 9, haverá um movimento maior, organizado pelo sindicato. Hoje foi mais espontâneo”, afirmou o professor.

Em seu site oficial, o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo publicou uma nota dizendo que a medida não possui preocupação pedagógica. “É uma mudança física, descolada de um verdadeiro projeto educacional. Vai desorganizar a rede, quando a Secretaria, se estivesse de fato preocupada com a qualidade do ensino, valorizaria os profissionais do magistério, resolveria os problemas estruturais das escolas, estabeleceria a gestão democrática na formulação e implementação do projeto político-pedagógico, asseguraria condições de trabalho aos professores e de aprendizagem aos estudantes”, declarou em nota.

Até o momento a diretoria de ensino não divulgou uma resposta sobre a mudança e sobre as manifestações que estão acontecendo não apenas em Indaiatuba, mas também em outras cidades da região de Campinas.

Reorganização

O Secretário Estadual da Educação anunciou aos meios de comunicação e perante o Conselho Estadual de Educação na manhã do dia 23 de setembro, a reorganização das escolas da rede estadual de ensino. Uma das medidas anunciadas é a separação física total entre as escolas, ou seja, cada unidade de ensino será destinada para alunos de uma determinada faixa etária.

Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011