APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

MANIFESTAÇÕES CONTRA A BAGUNÇA DA S.E.

Voltar

Ter, 13 de Outubro 2015 - 18:51

Pais protestam contra mudança na rede ensino do estado

Por:

No início da tarde da quarta-feira, dia 7, pais e alunos da escola estadual Professora Júlia Macedo Pantoja, na rua Assupá, Vila Prudente, protestaram contra as mudanças que o Governo do Estado pretende adotar na rede de ensino em 2016. A principal insatisfação é com a transferência de estudantes para outras unidades. Com cartazes e apitos, os manifestantes saíram da porta da escola e caminharam pela Rua do Orfanato até o Largo de Vila Prudente. O trânsito ficou bloqueado no sentido centro.

Segundo pais e responsáveis, alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da Pantoja serão transferidos no ano que vem para a escola estadual Professora Carolina Augusta da Costa Galvão, na Rua Maria Daffré. A medida não agradou. “Além de mexerem com o emocional das crianças que já estão adaptadas na Pantoja, irão prejudicar a estrutura das famílias envolvidas. Todos já estão com suas rotinas organizadas e, de repente, querem mudar as crianças para uma unidade bem mais longe. O mais revoltante é que o governo determina sem escutar os pais”, declara Simone Lima Cardoso, mãe de uma aluna do 1º ano do ensino fundamental.

Quem também está indignada é a dona de casa Helena Matias, mãe de aluno do 2º ano. “Trago meu filho a pé para o Pantoja. Essa escola foi escolhida para ele não caminhar muito, pois sofre de asma. Entretanto, com a mudança proposta, teremos que ir de ônibus, mas não tenho condições de gastar com transporte todos os dias”, comenta.

Ao longo desta semana, grupos de outras regiões também protestaram em vários pontos da cidade.

Reestruturação

Segundo a Secretaria Estadual de Educação, a medida visa reorganizar a distribuição dos alunos na rede. As escolas passarão a atender exclusivamente um dos três ciclos: o primeiro, que abrange alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental; o segundo, com estudantes do 6º ao 9º ano do fundamental; e o terceiro, que reúne os três anos do ensino médio. Atualmente, algumas escolas atendem alunos de mais de um dos ciclos.

Para a Secretaria, o ideal é que as unidades escolares recebem apenas estudantes de um dos ciclos e, assim, ficarão mais focadas no aprendizado da faixa etária que atende. Foi ressaltado ainda que os alunos que precisarem ser transferidos serão matriculados em escolas que ficam no máximo 1,5 km de suas casas.

O órgão agendou uma reunião simultânea em todas as escolas estaduais para o dia 14 de novembro entre representantes das unidades, pais e responsáveis para tirar dúvidas e anunciar quais unidades receberão cada ciclo.

Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011