APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

MANIFESTAÇÕES CONTRA A BAGUNÇA DA S.E.

Voltar

Seg, 05 de Outubro 2015 - 15:27

Passeata reúne estudantes contra reorganização escolar

Por: Ana Carolina Monari - Comércio do Jahu

A regional de Jaú do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) realizou na manhã de ontem passeata contra a medida de reorganização escolar anunciada pelo governo do Estado e pelo eventual fechamento da Escola Estadual Major Prado. Alunos, professores e população em geral participaram da ação, que percorreu as principais ruas da cidade.

A Secretaria de Educação do Estado pretende reestruturar as escolas mantidas pela pasta, com o objetivo de que algumas unidades mantenham ciclo específico a partir de 2016. Existem, atualmente, três ciclos: 1º ao 5º ano do ensino fundamental, 6º ao 9º ano do fundamental e ensino médio.

As possíveis mudanças que ocorrerão em Jaú são a extinção do ensino médio na escola Dr. Domingos de Magalhães e o não ingresso dos alunos do 6º ao 9º na Túllio Espindola de Castro. A escola Major Prado deixaria de receber estudantes, o que levaria a seu fechamento. A Diretoria de Ensino de Jaú não confirma essas alterações (leia texto).

A passeata teve início em frente da escola Dr. Domingos de Magalhães e percorreu as Ruas Lourenço Prado, Edgard Ferraz, Major Prado e Visconde do Rio Branco, onde o grupo terminou a concentração com palavras de ordem em frente do prédio da Diretoria de Ensino. Segundo a Polícia Militar (PM), 200 pessoas participaram do protesto.

Comissão formada por alunos, membros da Apeoesp e professores foram recebidos pela dirigente interina da Diretoria de Ensino de Jaú, Maria Beatriz de Oliveira, que sugeriu que eles enviassem propostas para serem analisadas.

Os membros do sindicato acreditam que as medidas são autoritárias. “Não houve uma consulta à rede sobre a mudança, que pode afetar e prejudicar pais, alunos e professores. Caso semelhante ocorreu com a municipalização do ensino, em que vários docentes ficaram sem cargo ou foram removidos para cidades distantes”, comenta a coordenadora da subsede da Apeoesp de Jaú, Maria de Lourdes Pavan.

Outras ações, como a passeata de ontem, devem ocorrer nos próximos dias, de acordo com Maria de Lourdes, uma vez que essa manifestação foi uma primeira chamada à população para reverter a situação.

Mobilização

Os alunos do Dr. Domingos de Magalhães colheram 4 mil assinaturas em abaixo-assinado contra a reorganização escolar e o fechamento do Major Prado. “Fizemos uma parceria com a Apeoesp e em dois dias nós percorremos a cidade para mobilizar as pessoas. Moro a duas quadras da escola e o governo estadual, com a nova medida, quer que eu estude no Túllio. Como irei me deslocar até lá?”, questiona a estudante Izabela Catto, 15 anos.

Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011