APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

MANIFESTAÇÕES CONTRA A BAGUNÇA DA S.E.

Voltar

Qui, 08 de Outubro 2015 - 18:11

Professores, pais e alunos tentam evitar que Alckmin superlote e feche escolas em SP

Por: Carta Campinas - 07/10

Em praticamente todo o estado de S. Paulo estão acontecendo manifestações contra o governador Geraldo Alckmin (PSDB) por causa da chamada reestruturação o ensino.

Uma das medidas anunciadas é a separação física total entre as escolas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, escolas dos anos finais do Ensino Fundamental e escolas de Ensino Médio. Mas, para o sindicato dos professores, a medida poderá fechar escolas e superlotar salas de aula.

É exatamente o que fez a ex-Secretária Rose Neubaeur em 1995, também no governo do PSDB. Na época, a reestruturação causou “vinte mil demissões de professores, professores adidos (que ficaram sem aulas em suas escolas), desorganização e transtornos nas famílias dos estudantes e uma série de outros prejuízos à educação pública estadual.

Também representou o início do processo de municipalização do ensino no estado de São Paulo.

A redução do número de alunos é uma janela histórica para melhoria da escola que é oferecida pelo estado de São Paulo.  Em vez de investir mais, tornar o ensino integral e reduzir o número de alunos por sala de aula, o governo de São Paulo vê uma oportunidade de reduzir custos.

Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011