APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

NOTÍCIAS 2016

Voltar

Seg, 19 de Dezembro 2016 - 15:44

Ataque ao Magistério é um dos destaques de livro sobre o Golpe de 2016

Por: Ana Maria Lopes - APEOESP - 19.12

 
 
Temas de uma série de livros, a ruptura democrática em curso no Brasil e a resistência ao processo são avaliadas em "A classe trabalhadora e a resistência ao golpe de 2016", livro lançado primeiramente em Curitiba durante ato das centrais sindicais e que tem entre seus destaques uma análise sobre o ataque descomunal ao Magistério impetrado pelo atual governo.
 
O livro reúne artigos de professores, advogados, economistas e jornalistas sobre o golpe. Não por coincidência, em São Paulo o lançamento aconteceu no Salão Nobre da Faculdade de Direito da USP, seguido por lançamentos nas principais capitais do País, nos últimos meses.
Publicado pelo Projeto Editorial Praxis da Canal 6 Editora, o livro reúne 69 artigos de 87 autores que avaliam aspectos políticos, econômicos e jurídicos do processo. Os organizadores Gustavo Teixeira Ramos, Hugo Cavalcanti Melo Filho, José Eymard Loguercio e Wilson Ramos Filho oferecem informações para entender as alterações legislativas e jurisprudenciais decorrentes do processo de Impeachment da presidenta Dilma Rousseff.
 
No artigo "O golpe no Brasil e o novo cenário internacional", o professor Ariovaldo de Camargo, secretário de Relações Internacionais da CUT e ex-dirigente da APEOESP, e o também secretário da Central Antônio Lisboa avaliam a relação entre o golpe e a ascensão de Donald Trump nos Estados Unidos, Le Pen na França e Boris Johnson e o Brexit no Reino Unido.
 
Outros dois professores da rede estadual paulista e ex-dirigentes da APEOESP têm artigos publicados no livro da Canal 6 Editora. Presidente da Confederação Sindical Internacional e ex-presidente da APEOESP, o professor João Antonio Felício escreveu "As elites empresariais e financeiras por trás do golpe", artigo com título autoexplicativo. 
 
"Os impactos do golpe institucional no Brasil para a classe trabalhadora, em especial para os profissionais da Educação Básica Pública" é uma análise do professor Roberto Franklin de Leão, presidente da CNTE, vice-presidente da Internacional da Educação, dirigente da CUT e ex-dirigente da APEOESP. 
 
A obra é o segundo livro de uma trilogia sobre o golpe; o primeiro é "A resistência ao golpe de 2016" e o segundo, "A resistência internacional ao golpe de 2016". Os livros estão disponíveis através da Canal 6 Editora: vendas@canal6.com.br.
Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011