APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

NOTÍCIAS 2017

Voltar

Qua, 18 de Outubro 2017 - 16:11

Após pressão do movimento sindical, Alckmin recua em urgência de projeto

Governador quer congelar investimentos públicos; contra sucateamento e privatizações, funcionalismo público fará paralisação no dia 27

Por:

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) recuou, na tarde desta terça-feira (17), do pedido de urgência na tramitação do Projeto de Lei (PL) 920/2017, que congela investimentos públicos no estado de São Paulo. Agora o PL, também conhecido como “projeto da maldade”, terá de seguir o curso normal de tramitação, passando pelas comissões relacionadas à pauta.
 
A mudança ocorreu após mobilização das centrais sindicais, entre elas a CUT-SP, que tem criticado fortemente a medida.
 
O anúncio do recuo foi feito pelo líder da bancada do PT, Alencar Santana Braga, que participou com os movimentos sindical e sociais da plenária do funcionalismo público. A atividade, que integra a agenda de ações contra as medidas de sucateamento e privatizações dos serviços públicos, lotou um dos auditórios da Assembleia Legislativa nesta tarde.
 
Antes da plenária, dirigentes das centrais e de sindicatos se reuniram com os parlamentares no Colégio de Líderes (formado pelos líderes das bancadas de cada partido) e entregaram uma pauta de reivindicações do conjunto do funcionalismo público estadual. Na ocasião, cobraram audiência com o governador.
 
“O governo não trata com respeito e com a valorização necessária o conjunto dos servidores. Por isso nossas pautas exigem diálogo e revisão desta postura que despreza aqueles que servem a população nos hospitais, nas escolas, no metrô e nas demais empresas públicas”, afirmou, durante a atividade, o presidente da CUT-SP e professor Douglas Izzo.
 
O PL que prevê a limitação dos investimentos públicos por dois anos, impactando setores da saúde, educação e demais serviços, foi encaminhado à Assembleia Legislativa pelo governador no começo de outubro. A medida segue os moldes do congelamento, por 20 anos, dos investimentos públicos proposto pelo governo ilegítimo de Michel Temer (PMDB).
 
Esse PL chega em uma conjuntura em que os serviços públicos estaduais sofrem com o sucateamento e os servidores com a falta de valorização. Além disso, a gestão do PSDB articula privatizações das empresas estatais.
 
Paralisação
Para impedir o andamento do PL, e em defesa do conjunto do funcionalismo público no estado e no Brasil, as centrais sindicais e os sindicatos farão uma paralisação do ramo no próximo dia 27, sexta-feira. Também estão programadas manifestações em diferentes pontos do estado e um ato na Avenida Paulista, em frente ao escritório da Presidência da República, a partir das 16h. 
 
“Está na hora dos trabalhadores públicos do estado de São Paulo se unirem para pressionar os parlamentares aqui na Assembleia e fazer manifestações para que esses governos recuem da política nefasta de precarização tanto do servidor público quanto do atendimento à população”, disse o presidente do SindSaúde-SP, Gervásio Foganholi.
 
 
Confira a agenda de paralisação do dia 27 das diferentes categorias que, antes de seguirem para a Avenida Paulista, farão atos e assembleias na capital e na Grande São Paulo. 
 
Educação
Assembleia na Praça da República
 
Saúde
Assembleia no Quarteirão da Saúde, no Hospital das Clínicas
 
Segurança Pública
Ato em frente ao Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi
 
Municipais da Capital e Grande São Paulo
Farão atos em frente às prefeituras locais
 
Judiciário
Concentração na Praça João Mendes
Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011