APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

NOTÍCIAS 2017

Voltar

Ter, 19 de Dezembro 2017 - 16:08

Em São Paulo, MST participa de debate sobre educação, ciência e tecnologia promovido pela APEOESP

Por: Coletivo de Comunicação MST/SP

 
 
 
Evento reuniu movimentos populares, militantes partidários, professores e contou com a presença do ex-presidente Lula, de ex-ministros e da presidenta da APEOESP, Bebel Noronha 16 de dezembro de 
 
Na noite de ontem (15), a Associação dos Professores do Estado de São Paulo (Apeoesp), promoveu o debate “O desmonte da Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil”, com ênfase no período atual do governo golpista. Participaram da atividade os ex-ministros da Educação Fernando Haddad, Aloísio Mercadante e Renato Janine Ribeiro, além do ex-presidente Lula. Também estiveram presentes o presidente da  Central Única dos Trabalhadores (CUT) de São Paulo, Douglas Rizzo, o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Educação, Heleno Araújo, o vereador de São Paulo Eduardo Suplicy, o ex-prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, a presidenta da Apeoesp, Bebel Noronha e Gilmar Mauro, da direção nacional do MST.
 
Em sua saudação, Gilmar Mauro reiterou o compromisso do MST com as lutas da classe trabalhadora e do povo brasileiro contra a direita golpista. “É necessário superar a ignorância política para resgatarmos a democracia em nosso país”, disse.
 
Os avanços da educação desde o nível básico ao superior durante os governos petistas e os retrocessos nos dois anos de governo golpista foram destacados por Fernando Haddad e Aloísio Mercadante. “Recentemente o IBGE divulgou que 23 milhões de pessoas voltaram à linha da pobreza desde o golpe”. Após um período de avanços sociais para inclusão e melhora da educação do país, destacados por Mercadante, como por exemplo, a política de cotas que fez com que hoje 28% das vagas nas universidades sejam preenchidas pela população negra.
 
“Algumas das principais ameaças do governo golpista para a educação brasileira, como a PEC do teto de gastos e a desvinculação do PIB na educação são retrocessos graves. Muita coisa está em jogo nesse cenário, agora e, principalmente em 2018”, disse Haddad.
 
Já o ex-presidente Lula afirmou que a preocupação com a educação é para que haja desenvolvimento do país e que sem investimentos nesse setor, o Brasil continuará sendo um país exportador de minérios e de soja. “A gente não quer apenas ser exportador de commodities, a gente quer ser exportador de conhecimento e isso só acontece se a gente investir em educação”, disse.
 
Lula também mencionou a intenção dos fazendeiros em se armarem para proteger suas propriedades dos sem terra, que, segundo eles, são uma ameaça. “Eles querem fuzil para matarem sem-terra. Eu quero dar terra para matar a fome”.
 
A delegação do MST reunida no 29º Encontro Estadual, em Águas de São Pedro, esteve presente no debate, além de militantes de várias partes do estado. Durante a atividade, foram realizadas duas intervenções organizadas pelo Levante Popular da Juventude e pela juventude do MST.
 
A intervenção realizada pelos jovens militantes do MST provocou para reflexões sobre o atual cenário da educação pública brasileira e denunciou os retrocessos implementados pelo governo ilegítimo de Michel Temer, como o corte dos recursos para o Programa Nacional de Educação de Reforma Agrária (Pronera).
 
O orçamento do (Pronera) caiu de R$ 30 milhões em 2016 para R$ 11 milhões em 2017. Neste sentido, a mística do MST denunciou a mercantilização da educação e como ela vem sendo tratada pelos governos Temer e Alckmin
 
Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011