APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

NOTÍCIAS 2017

Voltar

Ter, 18 de Abril 2017 - 16:23

Professores se mobilizam e reforçam greve do dia 28

Por: Repórter Sindical - 18/04

Os trabalhadores da Educação se mobilizam em todo o País, a fim de combater as reformas do governo Temer. Após a paralisação nacional de 15 de março, o movimento da educação seguiu mobilizado, preparando a greve geral convocada pelas centrais em 28 de abril.

Assembleia dos educadores aprova apoio ao movimento

 

Em São Paulo, os professores da rede pública estadual aprovaram integrar seu calendário de lutas à mobilização unitária, que organiza uma paralisação inédita no Brasil. O Sindicato da categoria (Apeoesp), decidiu pela adesão à greve em assembleia realizada na avenida Paulista, com a participação de 40 mil educadores. Os profissionais da rede privada, coordenados pela Fepesp (Federação estadual), também aprovaram participar da greve geral.

A presidente da Apeoesp, Maria Izabel Azevedo Noronha (Bebel) disse à Agência Sindical que a jornada de lutas dos educadores prevê a continuidade da pressão sobre os deputados federais de São Paulo, para que votem contra as reformas. Também está mantida a consulta popular sobre a reforma da Previdência, que é uma forma didática de se debater o tema com a população em geral e denunciar o desmonte do sistema previdenciário.
 
Além disso, a categoria está realizando aulas públicas sobre o tema, atos em todas as regiões onde a Apeoesp tem base e articulando pronunciamentos nas Câmaras Municipais.
 
“Nossa militância está engajada, buscando empreender esforços para que a greve geral de 28 de abril seja um sucesso. Essa paralisação é extremamente necessária, para dar um basta nestas reformas que, na verdade, promovem uma desregulamentação geral do mercado de trabalho e de nossos direitos”, afirma Bebel.
 
Sinpro - A Agência também ouviu a primeira-secretária do Sindicato dos Professores de São Paulo (SinproSP), Silvia Celeste Barbára. Assembleia da entidade aprovou, por unanimidade, engrossar o movimento convocado pelas Centrais Sindicais, orientando que os professores paralisem as atividades dia 28 nas escolas particulares.
 
“Nós fizemos panfleto sobre as reformas e a importância de aderir ao movimento, além de adesivos que estão sendo distribuídos aos trabalhadores. Também disponibilizamos ramal telefônico do Sindicato e e-mail específico, apenas para atender às demandas da greve. Temos ciência da dificuldade de parar o ensino particular, mas estamos entusiasmados e confiantes no engajamento da categoria”, destaca.
 
Até o dia 28, os Sindicatos do setor realizarão atividades em todo o Estado, como panfletagens, visitas às escolas e distribuição de material. Também haverá um comando de greve aberto, que está se reunindo desde ontem (17) no Sindicato, às 16h30.
 
Mais informações: www.apeoesp.org.br e www.sinprosp.org.br
Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011