APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

NOTÍCIAS 2019

Voltar

Qua, 09 de Outubro 2019 - 16:05

APOSENTADORIA: NOSSA LUTA CONTINUARÁ!

Por: Jornal de Piracicaba - 08.10

 
 
Vai se consumando no Senado Federal um dos mais duros ataques contra a classe trabalhadora brasileira: a Reforma da Previdência de Bolsonaro.
 
Essa reforma não veio para tirar privilégios e sim para mantê-los, acabando com o direito à aposentadoria para a enorme maioria da população. A solução para eventuais déficits previdenciários passa por crescimento econômico e geração de empregos formais, algo que esse governo é incapaz de promover.
 
Aprovada na Comissão Especial por 15 votos a 9 e em primeiro turno no plenário do Senado por 59 votos a favor e 19 contra, a reforma passará por um segundo turno de votação, podendo o texto base sofrer alterações em função de destaques.
 
Desde 2016, ainda antes da posse de Bolsonaro, a Apeoesp já denunciava esse ataque. Nosso sindicato esteve e está na ponta de lança de todas as mobilizações pelo direito à aposentadoria e contra o desmonte da previdência e da seguridade social promovido por essa reforma. Infelizmente, a desinformação promovida por grandes meios de comunicação de massa e a escancarada negociata com dinheiro público promovida pelo governo Bolsonaro junto aos parlamentares fez com que a reforma tenha avançado até este ponto.
 
Nossa mobilização conseguiu manter condições diferenciadas para a aposentadoria da nossa categoria (idade mínima de 57 anos para as professoras e 60 anos para os professores, com 15 anos de contribuição), mas haverá grande piora nas condições da aposentadoria em relação à situação anterior.
 
Após a aprovação da reforma em definitivo no Senado, iremos enfrentar uma nova batalha em São Paulo, onde Doria pretende aumentar nossa alíquota de contribuição de 11% para 14% e também a luta contra o regime de capitalização, cujo projeto o Ministro Paulo Guedes afirma já estar pronto para envio ao Congresso.
 
Continuamos em luta, sempre na defesa dos direitos da nossa categoria e da classe trabalhadora.
 
Professora Bebel é deputada estadual é presidente da Apeoesp
 
Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011