APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

NOTÍCIAS 2019

Voltar

Qua, 24 de Julho 2019 - 16:25

Com apoio da APEOESP, Prêmio Carolina Maria de Jesus celebra o ativismo de mulheres negras

Por: Ana Maria Lopes - APEOESP - 24.07

 
 
 
Em parceria com a APEOESP e entidades dos movimentos negro e sindical do ABC, a cerimônia do 10º Prêmio Carolina Maria de Jesus vai destacar na próxima sexta-feira, 26 de julho, o trabalho de 15 mulheres ativistas. O tema desta edição, que será entregue no Diretório do Partido dos Trabalhadores de São Bernardo do Campo, é "mulheres negras na luta por uma sociedade justa e igualitária".
 
O prêmio foi idealizado pelo Setorial de Combate ao Racismo do PT de São Bernardo do Campo, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra Afro-Latino-Americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho. O nome de Carolina Maria de Jesus é uma justa homenagem a uma das grandes escritoras brasileiras, cuja obra permaneceu anônima até a década de 60, quando o livro "Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada" foi publicado.
 
A escritora mineira contava no Diário como era sua vida na Favela do Canindé, na zona norte da capital paulista,onde sustentava sozinha três filhos, trabalhando como catadora de lixo, lavadeira e doméstica. O livro tornou-se um best-seller no Brasil e nos inúmeros países onde foi publicado e hoje é uma referência literária sobre a vida na periferia e o racismo da sociedade brasileira.
 
As homenageadas da edição 2019 do Prêmio Carolina Maria de Jesus são da capital e Grande São Paulo; apenas uma das 15 é de outro estado. São elas: Sueli Gonçalves Manoel, Geilda Nascimento da Silva, Juliane Gregório Pereira, Elenir Fagundes Freitas, Ana Paula Coutinho, Kika da Silva, Simone Esteves de Oliveira, Neon Cunha, Ana Aparecida Alves P. Oliveira, Andresa Francisca Vieira, Neide de Cássia Aliando, Cátia dos Santos, Lídia Ambrósio dos Santos, Maria de Fátima Lemes e Vera Baroni, que é de Recife.
 
Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011