APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

NOTÍCIAS 2019

Voltar

Qua, 03 de Abril 2019 - 16:07

Concurso "Luz, Câmera, Educação!" traz reflexão sobre defesa da escola pública

Por: Portal CNTE - 02.04

 
A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) realizou um encontro para falar sobre o concurso de vídeos "Luz, Câmera, Educação!". A iniciativa foi apresentada aos estudantes do Centro de Ensino Médio (CEM) Setor Oeste, na manhã desta terça-feira (2). Agora, o objetivo é que os mais de 50 sindicatos filiados à CNTE engrossem a divulgação da atividade nas escolas públicas país afora.
 
O concurso é uma das ações que farão parte da 20° Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, realizada pela CNTE de 22 a 26 de abril.
 
As inscrições vão até o dia 30 e os interessados devem produzir um vídeo de até um minuto sobre o tema "Defesa e promoção da escola pública". Podem participar estudantes, pais, responsáveis e trabalhadores em educação da rede pública de ensino sindicalizados. A previsão é de que em maio aconteça a seleção e, em junho, durante a 9ª Conferência de Educação da CNTE, os ganhadores sejam anunciados.
 
Além de receberem troféu e um prêmio equivalente ao Piso Salarial Nacional do Magistério, os campeões participarão de uma atividade rumo ao centenário Paulo Freire, realizada em Recife.
 
De acordo com o presidente da CNTE, Heleno Araújo, a iniciativa busca debater e gerar a reflexão nos diversos segmentos da comunidade escolar sobre os problemas da educação básica. "Essa atividade foi pensada de acordo com um dos eixos permanentes de luta da CNTE que é a valorização.
 
Precisamos fazer esse enfrentamento e essa discussão, pois entendemos que ao fortalecermos a escola pública garantimos um ensino de qualidade. Vamos combater os retrocessos e defender a nossa autonomia. A escola é um espaço de construção de cidadania e de debates sociais. Por isso, temos que agregar cada vez mais a juventude e suas diversidades nessa construção e não cedermos aos ataques e imposições enfrentados atualmente", explica.
 
Vitória Cadete, 16 anos, estudante do 3° ano do ensino médio no CEM Setor Oeste , afirma estar animada para participar do concurso. "Eu quero muito participar. Achei muito interessante essa iniciativa, principalmente, para os alunos de escola pública, porque na sociedade atual em que vivemos, a escola pública não tem espaço de fala e nem visibilidade", relembrou a estudante.
 
"Precisamos incentivar esse debate para que todos entendam a importância de defendermos a educação pública no Brasil e denunciar todos os ataques que ela vem sofrendo. Os prejuízos virão para todos nós, não apenas para os trabalhadores em educação, mas para a sociedade em geral", ressaltou a diretora do Sinpro e da CNTE, Rosilene Corrêa.
 
Confira na íntegra o regulamento e inscreva-se no concurso:
www.cnte.org.br/images/stories/2019/concurso_luz_camera_educacao_regulamento.pdf
 
Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011