APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

NOTÍCIAS 2019

Voltar

Qua, 06 de Novembro 2019 - 16:04

CUT debate: Por que Mês da Consciência Negra e não mês da consciência humana?"

Por: Ana Maria Lopes

A Central Única dos Trabalhadores realiza na próxima terça-feira, 12 de novembro, a roda de conversa "Por que Mês da Consciência Negra e não mês da consciência humana?".  Celebrado em 20 de novembro, data atribuída à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, o Dia da Consciência Negra é alvo constante de questionamentos racistas sobre a razão da sua celebração.

"Disfarçar o racismo com a história de 'consciência humana' é o mesmo que revigorar o mito da democracia racial e condenar o povo negro a outros séculos de exclusão e desigualdade. Em outras palavras: não há nada mais racista do que diminuir a importância do mês da Consciência Negra, principalmente o dia 20 de novembro, Dia de Zumbi. Esta data, mais do que mero parágrafo em livros de História, é um esforço para a construção social, o desenvolvimento da identidade em pessoas negras", explicam os organizadores do evento.

Com um racista declarado no controle do País, a roda de conversa proposta pela CUT abre espaço para o debate de novas estratégias para o combate às desigualdades. Participarão do evento, no Auditório da Central, o professor Dennis de Oliveira (Livre Docente em Jornalismo, Informação e Sociedade pela ECA/USP), a Professora e Mestre em Letras Adriana de Cássia Moreira, a Diretora da APEOESP, Anatalina Lourenço, que é Secretária de Combate ao Racismo da CUT Nacional, e Rosana Fernandes (Secretária Adjunta ao Racismo da CUT Nacional).

SERVIÇO:  "Por que Mês da Consciência Negra e não mês da consciência humana?"

12 de novembro, 15h00

Auditório da CUT, na Rua Caetano Pinto, 575, no Brás.

Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011