APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

NOTÍCIAS 2019

Voltar

Ter, 25 de Junho 2019 - 18:17

Doria repete Alckmin e desvia recursos da Educação para pagar aposentadoria de servidores

Por: Revista Fórum - 25.06

 
 
Somente neste ano já foram desviados R$ 2,8 bilhões do ensino para a Previdência, segundo dados do Ministério Público de Contas. Prática irregular começou no governo Geraldo Alckmin
 
O tucano João Doria, governador de São Paulo, tem se aproximado do ex-correligionário Geraldo Alckmin (PSDB) em ao menos uma prática: desviar recursos da Educação.
 
Segundo reportagem de Carolina Linhares e José Marques, na edição desta terça-feira (25) da Folha de S.Paulo, Doria tem contabilizado a cobertura de gastos com aposentadoria de servidores aos recursos destinados à Educação. O desvio já foi considerado irregular pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado) e pelo Tribunal de Justiça de São Paulo.
 
Segundo a reportagem, somente neste ano já foram desviados R$ 2,8 bilhões do ensino para a Previdência, segundo dados do Ministério Público de Contas.
 
A Constituição paulista determina que o governo aplique o mínimo de 30% da receita de impostos em despesas de manutenção e desenvolvimento do ensino. O percentual supera o piso da Constituição Federal, que é de 25%.
 
Na prática, porém, o investimento tem ficado abaixo do índice legal desde ao menos 2011, segundo o Ministério Público de Contas.
 
Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011