APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Acessar Cadastre-se

NOTÍCIAS 2019

Redes Sociais Twitter YouTube RSS

Compartilhe: Imprimir

Voltar

Qua, 18 de Setembro 2019 - 15:48

Freireando a Vida: lançamento na próxima sexta

Por: Ana Maria Lopes - APEOESP - 18.09

 
 
Regulus, que seria o segundo nome do educador Paulo Freire, significa pequeno rei e é também uma das mais brilhantes estrelas. Esta história inspirou o título do livro que o historiador Paulo Rafael lança nesta sexta-feira, 20 de setembro, no Espaço Cultural Lélia Abramo. "O Garoto Regulus - Freireando a Vida", da Editora Aquarela Brasileira, reúne poesias e pequenas histórias sobre a rica trajetória do Patrono da Educação Brasileira.
 
O filho de Freire, que assina a apresentação do livro, Lutgardes Costa Freire, estará no lançamento, que vai contar ainda com a participação de educadores do Slam da Guilhermina, uma bem sucedida experiência pedagógica da zona leste da capital, que está no prefácio da obra. O Slam é apenas uma das incontáveis iniciativas inspiradas em Freire. O autor Paulo Rafael encerra o livro falando da sua experiência em um curso de alfabetização para jovens e adultos em Cidade Tiradentes e, depois, na criação de um samba enredo para a Escola Leandro de Itaquera; sempre, baseado na pedagogia de Paulo Freire.
 
Paulo Rafael fez um mapeamento afetivo e geográfico da vida do educador, passando por amigos, mestres e conhecidos como os escritores Ariano Suassuna, Solano Trindade, Pablo Neruda, Eduardo Galeano e os artistas chilenos Violeta Parra e Víctor Jara.
 
O livro é ilustrado por xilogravuras do artista chileno Longo Valparaíso e de Romildo Ibeji, escritor e ilustrador paulistano. O Grupo de Teatro Los Reguluz, que também estará no lançamento, fez um roteiro para teatro da obra.
 
O autor atuou em projetos de educomunicação, como a Rádio Heliópolis, e também no Instituto Caboverdeano de Menores, na África. Paulo Rafael escreveu ainda "Almas da Liberdade" e "O mundo cá tem Fronteira: Uma Aventura Brasil - Cabo Verde".
 
 
Serviço: Lançamento de "O garoto Regulus - Freireando a vida": 20 de setembro, a partir das 19h00
 
Espaço Cultural Lélia Abramo (Sindicato dos Bancários): Rua Carlos Sampaio, 305, Bela Vista
 
Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011