APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

NOTÍCIAS 2019

Voltar

Ter, 23 de Abril 2019 - 18:46

Gestão Doria faz cortes em 'Escola da Família' e reduz bolsas de estudos

Por: Rede Brasil Atual - 22.04

 
DESMONTE
 
Dos 10 mil universitários que atuavam no programa e, em troca, ganhavam benefício de R$ 500 para custear ensino superior, apenas 5.360 terão manutenção da bolsa
 
Ao menos 4.640 estudantes universitários foram cortados do programa Escola da Família, iniciativa do governo estadual de São Paulo. Reportagem do jornal Agora São Paulo aponta que o governador João Doria (PSDB) reduziu em 46,5% o total de 10 mil bolsas de estudos concedidas, no ano passado, aos universitários que faziam parte do programa estadual.
 
Criado em 2003, o Escola da Família vinha sendo elogiado ao longo desses 15 anos por abrir as portas das instituições aos finais de semana para toda comunidade, integrando pais, alunos e moradores. O programa previa ainda aos universitários, que se dedicavam a supervisionar as atividades nesse período, a concessão de uma bolsa de R$ 500 em universidades particulares conveniadas com o estado a partir do Programa Bolsa Universidade.
 
Com o anúncio de Doria, a manutenção do incentivo caiu de 10 mil para 5.360 bolsas de estudos. "Um corte sem colocar nada no lugar", critica a presidenta do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), deputada Maria Izabel Noronha, a Bebel (PT), em entrevista ao jornalista Rafael Garcia, da Rádio Brasil Atual.
 
Bebel considera que as iniciativas de Doria no sentido de reduzir os investimentos em educação e também na cultura, outra área que vem sendo alvo da gestão tucana, podem criar uma "cadeia de problemas". Em nota, o diretor de projetos especiais da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), Romero Raposo alega que o orçamento do programa será o mesmo e que a descontinuidade das bolsas de estudo decorre pelas universidades conveniadas não atenderem mais os critérios do programa.
 
 
Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011