APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

NOTÍCIAS 2019

Voltar

Qua, 02 de Outubro 2019 - 16:50

Greve de 48h mobiliza atos pela educação e pela soberania em ao menos 20 estados

Revista Fórum - 01.10

Por:

 
 
Durante a paralisação que acontece nos dias 2 e 3 estão previstos diversos atos com enfoque na educação e na soberania nacional
 
A mobilização convocada pela União Nacional dos Estudantes (UNE), por centrais sindicais e movimentos sociais para os dias 2 e 3 de outubro deve encher as ruas do Brasil. Uma lista divulgada pela UNE na noite desta terça-feira (1) dá conta de atos em pelo menos 20 estados e no Distrito Federal a serem realizados na quinta-feira, dia 3, aniversário da Petrobrás.
 
Servidores e estudantes de diversas universidades do Brasil já anunciaram adesão à paralisação que tem como foco a luta pela Educação, mas também levantará bandeiras em defesa da soberania nacional, das estatais e do meio ambiente. "As universidades são alvos prioritários de Bolsonaro, justamente porque foram, historicamente, locais de resistência e luta em defesa da democracia e da educação. As universidades brasileiras são fundamentais não só para a nossa educação, mas para o desenvolvimento científico e tecnológico do país", disse a UNE em seu Twitter.
 
Para a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), a conjuntura na educação é "caótica", com o projeto "escola sem partido", a militarização das escolas, o ataque à liberdade de cátedra, a retirada de verbas das universidades e dos subsídios aos programas de pesquisa. "É por isso que todos devemos estar nas ruas, nas diversas mobilizações marcadas para o dias 2 e 3 de outubro, para barrar esses retrocessos", diz o presidente da CNTE, Heleno Araújo.
 
Em Curitiba e no Rio de Janeiro, os atos terão um enfoque bem forte sobre a questão da soberania nacional. No Rio, o ato foi convocado pelo Comitê Nacional em Defesa da Soberania e vai levar milhares de pessoas até as sedes da Petrobrás e da Eletrobrás, com a presença de diversas lideranças nacionais.
 
A capital paranaense vai receber o Ato Aniversário da Petrobrás, convocado pela Federação Única dos Petroleiros (FUP). "Com este ato queremos chamar a atenção da sociedade para dizer o quanto é importante ter empresas públicas fortes para os brasileiros e para um país em desenvolvimento como o Brasil", afirma o Coordenador da FUP, José Maria Rangel. A escolha de Curitiba tem a ver com a prisão de Lula, segundo a FUP, devido a importância do ex-presidente na história da Petrobrás.
 
 
Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011