APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

NOTÍCIAS 2019

Voltar

Qui, 15 de Agosto 2019 - 16:06

Mulheres do Brasil marcham em busca de igualdade

Por: El País - 14.08

 
Em Brasília, Marcha das Margaridas clama em defesa aos direitos das mulheres e pelo fortalecimento da democracia, nesta quarta-feira. 
 
Caminhada foi batizada em homenagem à líder sindical Margarida Maria Alves, que foi assassinada em 1983
 
A Marcha das Margaridas, que acontece a cada quatro anos, percorreu seis quilômetros até o Congresso Nacional nesta quarta-feira. O movimento nasceu em 2000 como uma homenagem à sindicalista e defensora de direitos humanos Maria Margarida Alves.
 
Nesta 6ª edição, o evento teve a participação inédita de delegações de 27 países. "Fomos reforçados por outras organizações ligadas à defesa dos direitos das mulheres, dos índios, de estudantes e de feministas. Em parte esse reforço se explica pela semana expressiva aqui em Brasília, por causa de outras manifestações", afirmou Mazé Morais, coordenadora geral do movimento, à Agência Brasil.
 
Para os organizadores, a Marcha das Margaridas é "a maior mobilização de mulheres trabalhadoras rurais do campo e da floresta do Brasil". A marcha é organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag).
 
Nenhum contato foi feito com autoridades nesta edição. "Tendo interesse, o governo poderá acessar nossas propostas, que são públicas", disse Mazé à Agência Brasil. A trabalhadora rural e líder sindical Margarida lutou pelo direito à terra e pela reforma agrária. Ela foi assassinada em 1983.
 
A mobilização também denunciou os retrocessos do Governo de Jair Bolsonaro. Neste ano, as mulheres marcharam com o lema: "Por um Brasil com soberania popular, democracia, justiça, igualdade e sem violência". 
 
Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011