APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

NOTÍCIAS 2019

Voltar

Ter, 15 de Outubro 2019 - 16:34

Nosso compromisso com o professor e com a educação de qualidade

Por: Jornal de Piracicaba - 14.10

 
 
Neste 15 de outubro, "Dia do Professor", reafirmamos o compromisso com a educação pública de qualidade e para todos. É importante dizer que a educação e os professores brasileiros e paulistas passam por um duro momento. Os governos federal e estadual (Bolsodoria) escolheram a educação pública como seus alvos preferenciais. As escolas públicas estão abandonadas e os professores desprestigiados e desvalorizados.
 
A profissão mais importante de todas – porque forma todos os demais profissionais, os cidadãos e as cidadãs – está sob forte ataque. Não apenas do ponto de vista salarial, mas na sua essência mesma. Bolsonaro e Doria querem tirar dos professores a sua principal prerrogativa, que é a de educar e ensinar. Querem transformar os docentes em meros monitores em sala de aula, desprovidos de sua liberdade de cátedra, vigiados e submetidos a todo tipo de perseguição, supostamente por serem "doutrinadores".
 
A Constituição Federal assegura a liberdade de ensinar e aprender e a pluralidade de ideias e concepções pedagógicas, mas Bolsonaro e Doria, de forma equivocada, enxergam a escola pública como aparelhos ideológicos do Estado, destinados a disseminar uma visão única da história, da cultura, da ciência e da sociedade. A visão do partido no poder.
 
E, no entanto, apesar de tudo, nós professoras e professores renovamos a cada dia nosso compromisso com nossos estudantes, com suas famílias, com uma educação pública, gratuita, laica, com qualidade socialmente referenciada. Uma educação que construa caminhos para um futuro de justiça e de igualdade na sociedade brasileira e paulista.
 
Como deputada estadual e presidente da Apeoesp, tenho dedicado principalmente à defesa da educação pública de qualidade para todos e a homenagem que presto nesse Dia 15 de Outubro, Dia do Professor, é reafirmar minha disposição sempre renovada de estar junto com cada um e cada uma na defesa da educação pública e de todos os nossos direitos como profissionais da educação, pois não são direitos aleatórios ou abusivos e sim condições essenciais para que possamos cumprir com a nossa missão como educadores e educadoras.
 
Nesse Dia 15 de Outubro de 2019 estaremos, como sempre, em luta. Neste momento, a nossa luta é contra a imposição e o autoritarismo desses governos que não tem compromisso com os direitos educacionais da população, em defesa da gestão democrática das nossas escolas, em defesa do Fundeb permanente e da vinculação de recursos para a educação, que estão em risco. Por uma atribuição de aulas justa e transparente, que passa pela revogação da Portaria 6/2019 da Secretaria da Educação, que é inaceitável em seus principais pontos.
 
Tenho orgulho de representar nossa querida e amorosa categoria como Presidenta da Apeoesp e como parlamentar, e quero, neste momento, abraçar todas as professoras e todos os professores, na certeza de que nossa persistência conseguirá mudar a atual situação, abrindo novos horizontes para a educação pública no estado de São Paulo. Parabéns professoras e professores que se dedicam à nobre causa de ensinar. Esse é o nosso dia.
Um forte abraço a todos!
 
Professora Bebel é deputada estadual e presidente da Apeoesp
 
Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011