APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

NOTÍCIAS 2019

Voltar

Qui, 26 de Dezembro 2019 - 12:47

Políticas públicas de valorização do professor não estão sendo cumpridas

Por: Jornal da USP - 20.12

 
No Brasil, uma em cada dez pessoas acha que o professor é respeitado na sala de aula, segundo pesquisa da Fundação Varkey.
 
O Brasil é o último no ranking de status do professor, de acordo com pesquisa da Fundação Varkey, entidade inglesa focada na melhoria dos padrões de educação para crianças carentes, feita em 35 países. Os dados são do ano passado e indicam que menos de um, em cada dez brasileiros, acha que o professor é respeitado na sala de aula.
 
O professor José Marcelino de Rezende Pinto, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, analisou as causas desse desprestígio e conclui que um dos problemas que agravam a situação é que políticas públicas referentes à valorização do professor não estão sendo cumpridas. 
 
A realidade contrasta com um passado em que o professor era bem remunerado, muito embora a educação fosse para poucos. "Houve um tempo em que ser professor era uma profissão bem remunerada e admirada. Atualmente, acontece o inverso, é quase um ato de fé. O salário é baixo e as condições de trabalho, na maioria da vezes, são precárias", enfatiza o professor. 
 
Rezende Pinto vai além. Mais do que a necessidade de se resgatar o salário, diz que é fundamental estabelecer uma nova relação entre aluno e professor, baseada no respeito mútuo.
 
Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011