APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

NOTÍCIAS 2020

Voltar

Qui, 16 de Julho 2020 - 21:03

APEOESP lança petição para pressionar votação do FUNDEB na Câmara

Por: Jornalistas Livres

 
Câmara adia mais uma vez a votação do projeto que torna o FUNDEB permanente e sindicato lança campanha de assinaturas para pressionar deputados
 
O presidente da Câmara dos deputados, Rodrigo Maia cedeu ao apelo do governo Federal, e adiou mais uma vez a votação da PEC 15/15, que trata do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). Após uma reunião de líderes da Casa, ficou acordado que a PEC deve voltar para a pauta de votações a partir da próxima segunda-feira, 20.
 
Para que a aprovação do projeto apresentado em 2015 saia finalmente da promessa, o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo – APEOESP, laçou uma petição pública de apoio ao projeto. (Assine aqui a petição pela aprovação do FUNDEB permanente)
 
O FUNDEB, hoje o principal mecanismo de financiamento da educação básica pública, foi criado por Emenda Constitucional e seu prazo de vigência termina em dezembro deste ano. Para garantir que não haja interrupção no financiamento, é necessário que o Congresso Nacional aprove urgentemente uma nova Emenda à Constituição. Porém sua votação vem sendo sistematicamente adiada.
 
A relatora do novo Fundeb, deputada federal professora Dorinha (DEM-TO), defende  que a União participe com 20% do fundo,  alíquota que se tornou objeto de barganha e discussões intermináveis entre o ministro da Economia, Paulo Guedes e os deputados. Além disso, o projeto prevê que o fundo seja permanente.
 
Para a presidenta da APEOESP e deputada estadual, Professora Bebel, “a mobilização pela continuidade do FUNDEB é tarefa de todos nós”. Nesta terça-feira, 14, a tag #VotaFundeb chegou ao segundo lugar entre os assuntos mais comentados do Twitter no país.
Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011