APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

NOTÍCIAS 2023

Voltar

Qua, 12 de Julho 2023 - 18:23

Governo Lula acaba com programa de escolas cívico-militares criado por Jair Bolsonaro

Centenas de denúncias de abusos cometidos por militares também reforçaram a escolha pelo fim da iniciativa bolsonarista

Por:

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou o encerramento do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, criado pelo governo de Jair Bolsonaro (PL). Sindicatos de professores, especialistas em educação e estudantes afirmam que o modelo representa atraso par ao sistema educacional do Brasil. Centenas de denúncias de abusos cometidos por militares também reforçaram a escolha pelo fim da iniciativa bolsonarista.

 
A decisão do Ministério da Educação afirmou em uma nota técnica que foi constatado desvio de finalidade das Forças Armadas, que passou a integrar o corpo docente dessas escolas. O Ministério da Educação identificou problemas de execução orçamentária no programa e considerou que os recursos financeiros poderiam ser mais efetivamente direcionados para outras áreas.
 
O encerramento do programa está programado para ocorrer até o final deste ano letivo, com a gradual retirada dos militares das escolas participantes.
 
“A manutenção do programa não é prioritária”, afirma a nota. “As características do Programa e sua execução até agora indicam que sua manutenção não é prioritária e que os objetivos definidos para sua execução devem ser perseguidos mobilizando outras estratégias de política educacional. 
 
Desaconselhamos que o Programa seja mantido”, conclui o documento obtido pelo Estadão.
 
Atualmente, cerca de 200 escolas em todo o país adotam o modelo de gestão compartilhada entre os ministérios da Educação e da Segurança Pública, proposto durante a campanha eleitoral de Jair Bolsonaro.
https://midianinja.org/author/estudantesninja/
 
Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011