APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

NOTÍCIAS

Voltar

Qua, 29 de Fevereiro 2012 - 13:37

Alunos reclamam de salas de aula improvisadas em quadra esportiva

Elas foram construídas com gesso e crianças sofrem com calor em SP. Eles também reclamam que perderam a única área de lazer da região.

Por: G1 - 28/02


Uma reforma na escola de ensino fundamental Professor Antonio Sampaio Doria, na Zona Sul de São Paulo, fez com que as salas de aula fossem improvisadas para a volta às aulas. Entretanto, elas foram construídas na quadra esportiva. Além de não haver mais o espaço de lazer, as crianças também sofrem com o calor.

Para acompanhar o crescimento do Jardim Miriam, a escola aumentou o número de vagas e também está ampliando as instalações. Por causa da reforma, foram feitas salas provisórias de gesso. Elas foram construídas na quadra coberta de esportes. “Tem criança passando mal nessa sala de gesso aí, não consegue estudar. O calor é demais, não tem ventilação”, diz o pedreiro Reinaldo da Conceição.

Os alunos também reclamam que perderam a única área de lazer da região. Além da quadra coberta, uma descoberta também está indisponível, em reforma. As duas representavam uma fábrica de sonhos dos garotos que pensam em ser jogadores de futebol.

“As crianças jogam em uma associação daqui e os treinamentos são feitos nessa quadra. Daqui já saiu o jogador Lucas do São Paulo. Ele era da região e quando criança fez parte da associação. Já treinou nessas quadras também”, conta Timóteo Bastos, técnico em informática.

No fim de janeiro, antes de as aulas recomeçarem, o SPTV gravou imagens da escola. O corredor estava praticamente interditado por causa das obras. A chuva havia alagado a quadra e a sala de gesso já estava sendo preparada para receber os alunos.

“O prédio está passando por uma reforma de grande porte e com o atraso da obra houve necessidade de provisoriamente construirmos essas salas, que não são de gesso. Elas possuem gesso na sua estrutura e são fixadas com estrutura metálica que dão toda segurança necessária pra que os meninos não corram nenhum tipo de risco”, explicou Silvana Ribeiro de Faria, diretora de educação de Santo Amaro.

Sobre a ocupação simultânea dos dois locais de lazer, ela diz: “Esse prédio tem mais de 50 anos, então houve alguns imprevistos durante a obra. Em janeiro, com as chuvas, houve o rompimento do sistema hidráulico que provocou a antecipação das obras da quadra descoberta. Em agosto tudo vai estar lindo, maravilhoso, quadras novas, pintadas, demarcadas, com tabelas novas. Pronta pra comunidade voltar a usar”.

Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011