APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

NOTÍCIAS

Voltar

Qua, 29 de Maio 2013 - 17:43

APEOESP participa da Parada do Orgulho LGBT

Por:

   “Para o armário, nunca mais! – União e conscientização na luta contra a homofobia”. Este é o tema da 17ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo – mais conhecida por Parada Gay –, que acontecerá neste domingo, 2 de maio, na avenida Paulista. De acordo com o presidente da Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, Fernando Quaresma, o tema fala ao Poder Legislativo que o movimento não aceita mais ter seus direitos negociados ou barrados por pressão de fundamentalistas. “Antes não incomodávamos tanto esses setores, pois vivíamos na invisibilidade do gueto. A partir do momento em que a gente sai do armário e começa a reivindicar igualdade, eles passam a nos perseguir e a tentar barrar as nossas conquistas. Isso a gente não vai admitir.”

    A Parada é o ápice das atividades do Mês do Orgulho LGBT – que acontece entre os dias 3 de maio e 3 de junho.  A APEOESP (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), por meio da Secretaria de Políticas Sociais e do Coletivo LGBT “Professor Fernando Schueller”, participa da Parada com um trio-elétrico.

   Para marcar o Mês do Orgulho LGBT, além da participação no desfile, o sindicato produziu um Boletim Especial dedicado aos professores com informações sobre a legislação contra o preconceito. No documento, discute ainda a questão da união civil no mundo – mostrando que nossos vizinhos Argentina e Uruguai estão mais avançados nesta questão. A Argentina se tornou o primeiro país a autorizar o casamento homo afetivo, em 2010; três anos depois, em abril deste ano, o Uruguai também legalizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

   O boletim também traz dicas aos professores de como eles podem tratar o assunto da diversidade sexual em sala de aula. Com o título “Diversidade e violências”, a proposta objetiva discutir as diversas formas de violência e agressão do cotidiano na escola e no espaço público, especialmente em relação a adolescentes e jovens LGBT –  violência física, psicológica, moral, sexual, institucional, doméstica, intra familiar.

Marcha das Lésbicas

A APEOESP, através da Secretaria da Mulher, também estará inserida nas atividades das Mulheres Lésbicas e Feministas: V Jornada Lésbica Feminista e XI Caminhada de Lésbicas e Bissexuais de São Paulo que ocorrem no período de 29 de maio a 1º de junho. 

Veja abaixo a programação:

29 de maio – quarta feira

Abertura – 19 hs
Mesa de Abertura sobre tema O Estado é Laico. Construindo Direitos e Desconstruindo Preconceitos. Basta de Lesbofobia
Local: União de Mulheres – Rua Coração de Europa, 1395 – telefone 3283-4040

 

30 de maio – quinta feira

Manhã – 10 hs
Roda de Conversa / Oficina: Violência Familiar

Tarde – 15 hs
Roda de Conversa: Feminismo e Lesbianidade
Local: União de Mulheres – Rua Coração de Europa, 1395 – telefone 3283-4040

 

31 de maio – sexta feira

Manhã – 10 hs
Roda de Conversa: Análise de conjuntura: o movimento lesbo feminista em diferentes contextos regionais – 10 anos de Liga Brasileira de Lésbicas
Local: União de Mulheres – Rua Coração de Europa, 1395 – telefone 3283-4040

 

1º de junho - sábado

XI Caminhada de Lésbicas e Bissexuais de São Paulo
Concentração a partir de 12:30 hs no MASP
Encerramento na Praça Roosevelt com atividades culturais

Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011